José Carlos Lima, presidente do PV do Pará e novo secretário de Meio Ambiente de Belém, organizou um passeio de barco hoje às 8h30 em direção à comunidade quilombola Itacoã-Miri. Quando faltavam 40 minutos para a chegada, o barco encalhou em um banco de areia.
O Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros foi acionado, seis embarcações de grande porte, entre elas uma ambulancha equipada para atendimento de urgência e emergência e até um helicóptero se deslocaram ao local, para salvar a turma.
Segundo o major BM Tavernard, comandante do GMAF, o barco estava superlotado – tinha capacidade de transportar 100 mas levava 130 passageiros, dentre índios, estrangeiros e membros do Parlamento Europeu e do Partido Verde do Pará e São Paulo – sem documentação, o piloto sem habilitação, os coletes salva-vidas estavam guardados em saco plástico e o sistema de incêndio e hidrante em desacordo com as normas estabelecidas. A Capitania dos Portos foi acionada para notificar o proprietário.
Mas como tudo é festa no Fórum Social Mundial, a embarcação Leme II, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, foi recebida com efusivos aplausos e gritos de “bombeiros, bombeiros, bombeiros!” ao fazer o resgate dos que estavam a bordo do Iate Motor Zé Aires. Ninguém se feriu.
Após o mecânico detectar que a embarcação não tinha mais condições de navegar, ela foi rebocada até o Porto do Poema, na UFPA.
Comentários