0
 



O ator Anthony Hopkins comemorou 88 anos no último dia 31 de dezembro de 2025. Nascido na Inglaterra, ele construiu uma carreira brilhante, com uma vasta filmografia que ultrapassa uma centena de produções no cinema e na televisão. Ao longo de sua trajetória, foi indicado diversas vezes ao Academy Awards (Oscar) e conquistou estatuetas que consolidaram seu nome como um dos maiores atores de sua geração.


Sir Philip Anthony Hopkins celebrou recentemente também 50 anos de sobriedade, conforme suas próprias palavras nas redes sociais, ao dizer literalmente o seguinte:


“Olá a todos.
Bem, aqui estamos nós.
Mais um feliz ano a chegar.
Muita alegria, muita diversão e tudo isso.
Por isso, divirtam-se muito!
Parabéns a todos vós por mais um ano de vida!
O meu único problema foi ter-me excedido.
Porque faz hoje 50 anos que quase morri.
Conduzia o meu carro e tive um apagão de bêbado.
Foi assim que aconteceu.
Mas, naquela altura, estava a divertir-me demasiado.
Chamava-se alcoolismo.
Por isso, se alguém tiver um pequeno problema com o excesso…
Avalie!
Porque a vida é muito melhor.
Por isso, parei sem me gabar.
Obtive ajuda e hoje, há 50 anos, foi o fim.
E, sem querer ser desmancha-prazeres, desejo-lhes felicidades!
Escolham a vida!
Em vez do contrário.
Vida, vida e mais vida!”


No Brasil, o alcoolismo é responsável por aproximadamente metade dos acidentes de trânsito. Além disso, o país está entre os dez que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo. Em nosso calendário, o dia 18 de fevereiro é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Essa data é muito importante para lembrar a todos sobre os perigos do consumo de álcool e a importância de prevenir e tratar essa condição.


Comecei a ler a autobiografia de Anthony Hopkins, intitulada Até que deu tudo certo: memórias, lançada no Brasil pela Editora Sextante no final de 2025. Já li as primeiras treze páginas e posso dizer que cada parágrafo está repleto de experiências desde a infância e realmente inspira a seguir em frente. É uma descrição bonita, uma análise profunda e um olhar esperançoso sobre a vida, tudo isso com muita sensibilidade e um toque de bom humor.


REFERÊNCIA


HOPKINS, Anthony. Até que deu tudo certo: memórias. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2025.

Staël Sena
Stael Sena é advogado pós-graduado em Direito (UFPA) e presidente da Comissão Estadual de Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA.

Os micos da falsa fluência brasiliana

Anterior

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários