0
 



A equipe da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará é a única representante amazônica do Brasil na Phillip C. Jessup International Law Moot Cout Competition, a maior e mais prestigiada simulação jurídica do mundo, entre 28 de março e 4 de abril de 2026, em Washington (DC), nos Estados Unidos.

Desde sua criação em 1959, a Jessup reúne estudantes de Direito e Relações Internacionais de mais de setecentas faculdades e cem países. Durante o torneio, os estudantes assumem o papel de representantes de países em uma simulação de julgamento perante a Corte Internacional de Justiça, principal órgão judicial da ONU. As equipes elaboram petições escritas e realizam sustentações orais em inglês, simulando disputas complexas de Direito Internacional Público.

A delegação da UFPA é composta pelos acadêmicos do curso de Direito Bárbara Santos Sacramento, Dalila de Léllis Bastos Tagore Rocha da Silva, Giovana Camelo do Nascimento, Hector Rafael Vilhena Marinho, Isabelle Rosa Oliveira e Nicolas Manoel Carvalho Vieira. Junto com professores da UFPA, as estudantes Maria Luiza Weyl Costa e Ananda Macedo Chedieck Martins atuaram, virtualmente, no suporte da equipe durante todo o período de classificação.

A participação foi viabilizada pela iniciativa estudantil, com apoio da International Law Students Association, da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA e dos professores do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA, em especial os orientadores: o professor doutor Rodrigo Céspedes e a professora doutora Mariana de Matos, que desenvolvem o projeto de extensão “Núcleo de Moot Courts”. Um dos objetivos maiores do projeto é formar lideranças alinhadas aos objetivos da ONU e estimular a pesquisa acadêmica na Amazônia.

Reconhecida como espaço de formação de lideranças jurídicas globais, reunindo futuros diplomatas, juízes, pesquisadores e profissionais do Direito Internacional, a Jessup desafia estudantes a enfrentarem, com excelência técnica e argumentativa, temas centrais da agenda global, como direitos humanos, extradição, jurisdição internacional, meio ambiente e povos originários.

A equipe da UFPA é a primeira do Norte do Brasil a representar o país na competição internacional, mas essa conquista só poderá se concretizar com apoio financeiro para fazer frente aos custos com passagens internacionais, hospedagem, alimentação e taxas da competição, que ultrapassam as possibilidades financeiras dos estudantes.

Por isso, foi criada uma vaquinha virtual destinada a viabilizar a presença dos estudantes que conseguiram este feito histórico.

Toda contribuição importa. Se não puder doar, compartilhar a campanha já é uma forma de apoio.

Chave Pix: 5944678@vakinha.com.br
🔗 Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-ufpa-a-participar-da-maior-competicao-juridica-do-mundo-nos-estados-unidos

Ao contribuir, você automaticamente concorre a R$ 15 mil pelo programa Vakinha Premiada, um sorteio mensal da plataforma para quem apoia vaquinhas online.

Audiência sobre demarcação da TI Munduruku e Apiaká nesta sexta (13) com transmissão ao vivo

Anterior

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários