0
 

O Comando do IV  Distrito Naval vai promover, entre os dias 9 e 21 de junho, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), a 1ª Mostra de Cartas Náuticas e de réplicas de embarcações antigas e a exposição itinerante “O Brasil na Antártica e a Amazônia Azul”.  Além disso, haverá uma sessão solene na Alepa no próximo dia 16 de junho, às 10h, alusiva à vitória na Batalha Naval de Riachuelo, que em 2016 completa 151 anos. Estes foram alguns dos temas tratados pelo Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva em almoço protocolar oferecido ao presidente da Assembleia Legislativa,  deputado Márcio Miranda – representado na ocasião pelo 1º vice-presidente, deputado Fernando Coimbra -, e ao ouvidor e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Raimundo Santos, por iniciativa de quem todos os anos a data magna da Marinha, 11 de junho, é celebrada pela Alepa. 

Além de divulgar as suas ações institucionais e propor uma sinergia maior com os parlamentares, o Vice-Almirante aproveitou para apresentar os oficiais que integram o seu Estado-Maior e as dependências do prédio que abriga o 4º Distrito Naval,  que pertence à Marinha desde 1761.

Uma vasta programação, até dezembro deste ano, já está elaborada pelo IV DN, envolvendo ações de cidadania junto à população ribeirinha e às escolas públicas. Dois exemplares do livro “Amazônia Azul – A última fronteira” foram entregues aos deputados durante o encontro, que entre seus resultados terá uma audiência pública sobre os acidentes de escalpelamento que ainda acontecem nas embarcações que trafegam nos rios do Pará, a ser promovida pelo deputado Raimundo Santos.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

A inspiração na caminhada diária

Anterior

VII Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico

Próximo

Você pode gostar

Comentários