A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Alepa condecora personalidades

O primeiro agraciado com a “Comenda do Mérito Literário João de Jesus Paes Loureiro”, criada pela Resolução nº 01/2014, de iniciativa do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), foi o próprio João de Jesus Paes Loureiro, hoje, durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Legislativo, na Alepa. O premiado escritor Daniel da Rocha Leite, graduado em Direito, Letras e Jornalismo e servidor efetivo da Casa é o segundo agraciado com a honraria, merecidamente. O 1º Secretário da Mesa Diretora, deputado Eliel Faustino (SDD) e o desembargador do Trabalho José Alencar compuseram a mesa oficial, ao lado do presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), e de JJ Paes Loureiro.

Graduado em Direito e Letras pela UFPA, Mestre em Teoria Literária e Semiologia pela PUC de Campinas e Doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne de Paris, com Pós- Doutorado em Portugal, ex-secretário de Estado de Educação e de Cultura, JJ Paes Loureiro já publicou quase 30 livros na França, Itália, Japão, Alemanha e Portugal, além do Brasil. Poeta, prosador e ensaísta, professor de Estética e Arte, natural de Abaetetuba, Paes Loureiro destacou que a literatura nasce a partir da cultura de um lugar, no caso, da cultura ribeirinha e amazônica, e é levada para o mundo. “A literatura é universal. Nenhuma cultura é melhor do que a outra. A mitologia amazônica tem a mesma significação dos mitos latinos e gregos, entre outros”, enfatizou, em seu pronunciamento em nome de todos os 21 homenageados com a comenda do Mérito Legislativo Newton Miranda. 

O deputado Raimundo Santos(PEN), Ouvidor da Casa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, foi destacado pelo presidente Márcio Miranda para fazer a saudação aos homenageados. Em seu discurso, ele salientou que a obra poética de Paes Loureiro tem sua universalidade construída a partir de signos do mundo amazônico – cultura, história, imaginário – propiciando uma cosmovisão e particular leitura do mundo contemporâneo, e que, dialogando com as principais fontes e correntes literárias da atualidade, Paes Loureiro realiza obra original, em que o mito se revela como metáfora do real. Por indicação de Raimundo Santos o Pastor Enaldo Ferreira de Brito, escritor, graduado em Contabilidade pela UFPA, Teologia pela SETAD, Direito pela Unama, Pós-Graduado em Direito Tributário pela Unisul, presidente da Convenção da Igreja-Mãe das Assembleias de Deus, foi distinguido com a comenda do Mérito Legislativo Newton Miranda.

Indicado pelo líder do PT, deputado Edílson Moura, o ex-secretário de Estado de Cultura Cincinato Marques de Souza Jr., professor e pesquisador da UFPA, Especialista em Geografia da Amazônia, Sociedade e Meio Ambiente pela UFPA, Mestre em Geografia pela USP e Doutorando no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade na UFBA também foi condecorado com o Mérito Legislativo Newton Miranda.

O desembargador do Trabalho José Alencar, ex-presidente do TRT8 e ministro convocado pelo TST, recebeu a outorga por indicação do deputado José Francisco(PMN). Graduado em Direito pela UFPA, é Especialista em Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA, e Mestre em Direito pela UFPA.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *