0
 

O primeiro agraciado com a “Comenda do Mérito Literário João de Jesus Paes Loureiro”, criada pela Resolução nº 01/2014, de iniciativa do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), foi o próprio João de Jesus Paes Loureiro, hoje, durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Legislativo, na Alepa. O premiado escritor Daniel da Rocha Leite, graduado em Direito, Letras e Jornalismo e servidor efetivo da Casa é o segundo agraciado com a honraria, merecidamente. O 1º Secretário da Mesa Diretora, deputado Eliel Faustino (SDD) e o desembargador do Trabalho José Alencar compuseram a mesa oficial, ao lado do presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), e de JJ Paes Loureiro.

Graduado em Direito e Letras pela UFPA, Mestre em Teoria Literária e Semiologia pela PUC de Campinas e Doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne de Paris, com Pós- Doutorado em Portugal, ex-secretário de Estado de Educação e de Cultura, JJ Paes Loureiro já publicou quase 30 livros na França, Itália, Japão, Alemanha e Portugal, além do Brasil. Poeta, prosador e ensaísta, professor de Estética e Arte, natural de Abaetetuba, Paes Loureiro destacou que a literatura nasce a partir da cultura de um lugar, no caso, da cultura ribeirinha e amazônica, e é levada para o mundo. “A literatura é universal. Nenhuma cultura é melhor do que a outra. A mitologia amazônica tem a mesma significação dos mitos latinos e gregos, entre outros”, enfatizou, em seu pronunciamento em nome de todos os 21 homenageados com a comenda do Mérito Legislativo Newton Miranda. 

O deputado Raimundo Santos(PEN), Ouvidor da Casa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, foi destacado pelo presidente Márcio Miranda para fazer a saudação aos homenageados. Em seu discurso, ele salientou que a obra poética de Paes Loureiro tem sua universalidade construída a partir de signos do mundo amazônico – cultura, história, imaginário – propiciando uma cosmovisão e particular leitura do mundo contemporâneo, e que, dialogando com as principais fontes e correntes literárias da atualidade, Paes Loureiro realiza obra original, em que o mito se revela como metáfora do real. Por indicação de Raimundo Santos o Pastor Enaldo Ferreira de Brito, escritor, graduado em Contabilidade pela UFPA, Teologia pela SETAD, Direito pela Unama, Pós-Graduado em Direito Tributário pela Unisul, presidente da Convenção da Igreja-Mãe das Assembleias de Deus, foi distinguido com a comenda do Mérito Legislativo Newton Miranda.

Indicado pelo líder do PT, deputado Edílson Moura, o ex-secretário de Estado de Cultura Cincinato Marques de Souza Jr., professor e pesquisador da UFPA, Especialista em Geografia da Amazônia, Sociedade e Meio Ambiente pela UFPA, Mestre em Geografia pela USP e Doutorando no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade na UFBA também foi condecorado com o Mérito Legislativo Newton Miranda.

O desembargador do Trabalho José Alencar, ex-presidente do TRT8 e ministro convocado pelo TST, recebeu a outorga por indicação do deputado José Francisco(PMN). Graduado em Direito pela UFPA, é Especialista em Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA, e Mestre em Direito pela UFPA.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Bispo pede paz para Soure

Anterior

Suspenso aumento na travessia do Marajó

Próximo

Você pode gostar

Comentários