O amado bispo emérito do Marajó, Dom José Luis Azcona Hermoso, acaba de passar ao plano superior. Tinha 84 anos. Seu corpo foi tomado nos últimos meses pelo câncer, que começou no pâncreas e se espalhou rapidamente. Desenganado pela medicina há um mês, ele surpreendentemente resistiu além, sem sentir dor. O milagre de sua vida e de seus ensinamentos são para sempre. Ele viverá entre nós, em nossas mentes e corações, que tanto inspirou. Com toda certeza está em paz e na Luz eterna, posto que era um ser iluminado, um homem santo, que durante a vida inteira deu exemplo de fé, bondade e luta por justiça e paz social.
Era meu pai espiritual e meu melhor amigo. Esteve presente nos momentos mais difíceis da minha vida e em muitos momentos alegres e felizes também. Ensinou-me nos últimos 15 anos lições de humanidade e de compromisso verdadeiro com o próximo, principalmente com os mais necessitados. Recebi sua bênção em seu leito de morte e prometi honrar seu legado e continuar a sua luta pelo povo marajoara, que ele amava demais, em especial as crianças e adolescentes.
Dom Azcona foi ainda criança para o seminário, e dedicou a vida inteira aos outros. Jamais pensou em si, dava tudo o que tinha, não descansava nem se preocupava consigo, estava disponível diuturnamente a quem dele precisasse. Mais do que um sacerdote, era um verdadeiro profeta. Ele personificou e viveu Jesus Cristo, na sua mansidão, na sua alegria, no seu acolhimento e até mesmo na santa ira, porque sabia que não basta rezar a eucaristia, é preciso dar o pão que alimenta o corpo também. Não se conformava com a desigualdade e a injustiça, calçava literalmente as sandálias da humildade, era um bispo que não vivia nababescamente e sim entre os pobres. Um ser que brilhava e encantava por ser um espírito gigante.
O querido Dom Azcona agora é só luz, brilha no esplendor de sua alma boníssima. Que seu legado permaneça em todos nós e que saibamos honrar tudo o que ele fez pelas pessoas.
Estou muito triste mas tenho consciência de que Deus o levou para poupá-lo de um sofrimento que ele não merecia.
Comentários