0
 

O auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira, no sudoeste do Pará, foi o cenário da palestra “Do conteúdo à conversão: A força da mídia especializada na promoção de destinos”, com a jornalista Isa Arnour, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – seção Pará, e o jornalista Wilson Soares, diretor da Abrajet-PA e membro do Conselho Municipal de Turismo como representante da Associação, que está com dez jornalistas em press trip na região.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Dr. Loredan Mello, pela primeira-dama Paola Abucater e pela presidente da Aciapa, Edna Lorasch, além do superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camilo, entre outras personalidades locais, profissionais da comunicação, empreendedores do trade turistico, estudantes e a comunidade em geral de Altamira.

Edna Lorasch, que exerce o terceiro mandato à frente da entidade, destacou ser uma oportunidade valiosa para entender o papel da mídia especializada no fortalecimento do turismo regional.

O prefeito Dr. Loredan, que está reestruturando o setor turístico de Altamira, enfatizou o “boom” que
A cidade vivencia em sua gestão, que vem promovendo todos os meses eventos que alavancam o turismo e a cultura, e festejou os debates e trocas de experiências com jornalistas especializados em Turismo, que ajudarão a atrair mais visitantes ao município.

Paola Abucater, idealizadora do 1° Festival da Cultura e Jogos Indígenas do Xingu, falou da importância do resgate dos Jogos Indígenas, que não mais aconteciam há duas décadas, e da alegria das etnias aldeadas em Altamira: Arara, Xipaya, Kuruaya, Assurini, Xikrin, Kayapó, Parakanã, Araweté e Juruna.

Altamira fica na região da Transamazônica e Xingu, no estado do Pará. Em extensão territorial, é maior que o Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, e o Distrito Federal, entre outros.

Se fosse um estado, Altamira seria o 16º maior do Brasil. Sua área é de cerca de 161 mil km², maior que Portugal, Islândia, Irlanda e Suíça, por exemplo.

O Rio Xingu é uma atração à parte, com suas corredeiras e cachoeiras. De beleza cênica incrível, o município oferece pesca esportiva, trilhas na floresta, gastronomia típica da Amazônia, artesanato indígena, rota do cacau e do chocolate e passeios ecológicos.

Fotos: Adriano Nascimento

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Circula Amostraí leva programação cultural gratuita a Belém 

Anterior

Tucupi é tempo

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários