Publicado em: 6 de novembro de 2025
Abre nesta sexta-feira, 7, o “Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30 no campus de pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, reunindo diversas autoridades e lideranças extrativistas de todos os biomas, além de um ritual especial.
O Espaço Chico Mendes e Fundação BB na COP 30 é uma realização do Comitê Chico Mendes, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e da Fundação Banco do Brasil, com apoio do Memorial Chico Mendes, do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
O local receberá uma ampla programação cultural, política, socioambiental e de mobilização dos movimentos sociais, até 21 de novembro, com entrada gratuita. Haverá exposições temáticas, apresentações culturais, o Armazém da Sociobiodiversidade e um Balcão de Negócios, além do lançamento do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT); realização do Encontro das Mulheres Indígenas da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA); do Encontro de Juventudes da Floresta; entre outras ações.
Entre os assuntos que serão abordados estão: financiamento para povos e comunidades tradicionais – mecanismos de acesso por meio de fundos comunitários; mesa “Juventudes das Águas e das Florestas e a COP 30: Caminhos para a Justiça Climática”; Movimento de Atingidos por Barragens; Familiares de Mortos e Desaparecidos do Campo – Vozes dos que Ficaram; e Raízes Resistentes: Mulheres Afrodescendentes pela Justiça Climática e Biodiversidade.
O campus de pesquisa do Museu Goeldi fica na Av. Perimetral, 1901 – Terra Firme, Belém
Fotos de Alexandre Noronha









Comentários