0
 

No último sábado, dia 4 de outubro, data em que se celebra mundialmente o respeito e a proteção à vida animal, a Prefeitura de Abaetetuba promoveu um mutirão de castração de cães e gatos atendendo inicialmente 100 animais, todos pertencentes a famílias usuárias de programas sociais. A ação integra a agenda do Programa PET+ Saúde e Proteção Animal, criado em 2023 e que ganhou sede própria em agosto deste ano, oferecendo uma estrutura permanente com consultórios, sala de esterilização e recepção.

A prefeita Francineti Carvalho ressaltou a importância da iniciativa: “o dia dos animais é dia de lembrar que eles merecem carinho, cuidado e respeito todos os dias. Hoje, cem cães e gatos que pertencem aos usuários dos programas sociais estão sendo atendidos. E nos próximos dias nós chegaremos a 250 animais que serão castrados. A castração ajuda a controlar a população animal, previne doença e garante mais saúde para os pets e para as famílias. Cuidar dos animais é cuidar das famílias e também da nossa cidade”.

O PET+ Saúde funciona no bairro Mutirão, no Ramal Manoel de Abreu, nº 1756, e desde sua implantação tem ampliado os atendimentos. Entre 2021 e 2022, o serviço era itinerante, passando por praças, ilhas e comunidades rurais. Com a inauguração da sede em agosto, a capacidade de atendimento aumentou significativamente, possibilitando a realização de mutirões como o do último dia 4.

A criação do espaço fixo abriu caminho para novos públicos já que, antes, o público era formado apenas por beneficiários de programas sociais. Atualmente, qualquer morador de Abaetetuba pode acessar os serviços.

A celebração do Dia Mundial dos Animais alude a São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais. A data, celebrada desde 1931 após resolução aprovada em Firenze, é hoje referência internacional em ações de cuidado, campanhas educativas e eventos dedicados ao bem-estar animal.

Foto: Prefeitura de Abaetetuba/Divulgação

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Videocast ecoa vozes comunitárias na agenda climática da COP30

Anterior

Educação e organizações sociais ampliam legado da COP30 em Belém

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários