0
 

Pensem em uma praia linda, praticamente selvagem, no município de São João de Pirabas, na região do salgado, nordeste do Pará, entre as ilhas Inajá e Itaranajá, divididas por um canal. Lugar paradisíaco ideal para contemplação, canoagem e trilhas, a praia dos Pilões foi o destino da II Expedição Pilões, incluindo caiaque, SUP e canoa havaiana, no fim de semana passado.

A aventura começou e foi encerrada na rampa dos Pescadores de Cuiarana, em Salinópolis, Amazônia Atlântica parauara. A apenas 40 minutos de distância, esse paraíso intocado de areias brancas e águas cristalinas ganhou o nome de Pilão porque as batidas do mar esculpiram formações de calcário ao longo dos anos, criando piscinas naturais que são verdadeiras obras de arte da natureza. 

Cenário perfeito para quem busca um refúgio relaxante, para aventureiros e quem gosta de mata, vale a pena ir e voltar com muita história para contar. Recomendo que façam a viagem em grupo e contratem um nativo para andarem tranquilos pela região. Protetor solar, garrafinha de água e boné são indispensáveis.

As imagens são do canoísta e ambientalista Pedro Paulo Sousa.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Projeto sobre alimentação dos animais incentiva consciência ambiental em escola

Anterior

Museu do Carimbó: é preciso criar

Próximo

Você pode gostar

Comentários