Publicado em: 13 de fevereiro de 2026
Durante a época de Carnaval aumenta a circulação de pessoas em praias, parques, praças, clubes e outros espaços de uso coletivo. Esse contexto de grandes aglomerações, embora associado ao lazer e ao descanso, também amplia significativamente os riscos a que crianças e adolescentes estão expostos, como acidentes evitáveis, afogamentos, situações de violência e episódios de crianças perdidas ou desaparecidas.
Diante desse cenário, a ong Aldeias Infantis SOS lançou a campanha Verão Bem Cuidar, com o objetivo de alertar, orientar e mobilizar pais, mães, responsáveis, cuidadores e a sociedade em geral para a importância da atenção constante e do cuidado redobrado durante a temporada de Carnaval.
Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam que cerca de 20 mil crianças e adolescentes desaparecem todos os anos no Brasil. Já um levantamento realizado pela Aldeias Infantis SOS, com base em dados do DataSUS, revela um cenário igualmente preocupante: somente em 2023, quase 4 mil crianças morreram em decorrência de causas acidentais, e, em 2024, mais de 120 mil crianças precisaram ser internadas por acidentes evitáveis, em decorrência de queda, afogamento, sufocação e outros acontecimentos que poderiam ter sido prevenidos com medidas simples de cuidado e supervisão adequada.
Pequenos descuidos podem resultar em consequências graves, muitas vezes irreversíveis. Em espaços públicos, o olhar atento de qualquer adulto pode fazer a diferença para prevenir situações de risco, identificar sinais de perigo e agir rapidamente em casos de emergência. O envolvimento da comunidade é fundamental. A negligência, o abuso e o abandono infantil estão em toda parte.









Comentários