0
 




O escritor e ativista socioambiental João Meirelles autografa seu novo livro nesta terça-feira, 27, às 19h, no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Publicado pela Editora Unesp, Guia-me Belém propõe um olhar sensível e opinativo sobre a cidade e seus arredores. Fruto de mais de uma década de vivência na capital parauara, a obra passeia por Belém e desvenda seus encantos por meio dos caminhos, paisagens, histórias, referências culturais e ambientais – muitas delas narradas também por viajantes, escritores, moradores e moradoras da região.

João se inspirou em obras dedicadas a cidades como as da Manuel Bandeira, Lúcia Machado de Almeida e Leandro Tocantins para propor roteiros possíveis, salientar singularidades, sugerir leituras, filmes e percursos. “É um manifesto pessoal sobre a cidade que escolhi como morada por mais de duas décadas” escreve o autor na apresentação da obra, que tem apoio da pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, parceira do Instituto Peabiru, que o autor preside há quase trinta anos.

A Casa da Floresta Unesp Peabiru, no município do Acará, funciona como espaço de encontros e aprofundamento de temas que atravessam o Guia-me Belém e está aberta a visitas mediante agendamento. O lançamento contará com um bate-papo com o autor, com participação do historiador Aldrin Moura de Figueiredo, professor e pesquisador da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, com atuação nas áreas de história, arte e memória na Amazônia e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

João Meirelles nasceu em São Paulo, em 1960, e desde 2004 vive em Belém. Já publicou dezoito livros, metade deles dedicados à Amazônia. Com “O Abridor de Letras”, que trata do universo ribeirinho, venceu o Prêmio Sesc de Literatura (2017), na categoria contos. Atua há mais de quatro décadas no terceiro setor e, desde 1998, está à frente do Instituto Peabiru, organização da sociedade civil que se dedica à agenda de direitos da Amazônia. Sua trajetória o consolidou como referência nos estudos sobre Amazônia e na literatura de viagens, articulando território, cultura, história e meio ambiente.

O Sesc Ver-o-Peso fica no Boulevard Castilhos França, 522 – Campina, Belém- PA.





Mostra de Cinema Japonês no Cine Líbero Luxardo

Anterior

“Amazônicas: Poéticas Femininas” reúne 80 obras de artistas nortistas

Próximo

Você pode gostar

Comentários