0
 

No dia 22 de janeiro, estudantes, servidores, docentes Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e moradores de Santarém participarão da segunda edição do Bloco Poraquê Folia, iniciativa da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). A data coincide com a divulgação do listão dos aprovados no Processo Seletivo Regular 2026, o que amplifica o espírito celebrativo do cortejo.

A concentração está marcada para as 16h, na Unidade Tapajós da Ufopa, com saída prevista às 18h. O desfile contará com trio elétrico e percorrerá ruas dos bairros Salé, Liberdade e Mapiri, criando uma rota de interação entre os participantes do bloco e moradores do entorno. O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia.

O Poraquê Folia integra o programa de cultura e extensão da Ufopa e busca ampliar o diálogo entre universidade e cidade, valorizando a diversidade cultural do Carnaval e incentivando a participação comunitária. A proposta inclui promover um ambiente inclusivo tanto para estudantes recém-chegados quanto para veteranos, servidores e moradores.

Idealizado pela Diretoria de Cultura e Comunidade da Procce, o bloco pretende fortalecer o papel da instituição como agente cultural e de transformação social. A pró-reitora da área, professora Ediene Pena, destacou que a iniciativa sublinha a relevância das expressões culturais no cotidiano universitário. Segundo afirmou, o Poraquê Folia demonstra “a importância da cultura como vetor de integração, de valorização das tradições culturais”.

O percurso terá início na Unidade Tapajós, seguindo pela R. Raimundo Fona, Av. Tapajós, Trav. Riachuelo, Av. Rui Barbosa, Trav. Campos Sales, R. Silvério Sirotheau Corrêa e novamente R. Raimundo Fona, retornando ao ponto de partida.

O nome Poraquê Folia faz referência ao peixe elétrico amazônico, espécie capaz de gerar descargas de alta intensidade. O simbolismo combina ciência, regionalidade e festa, como explica a pró-reitora.

Arte: Ascom/Ufopa

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Mostra de filmes paraenses no Cineclube do Sindmepa

Anterior

Genomas do Pirarucu e do Filhote protegerão as espécies

Próximo

Você pode gostar

Comentários