0
 

A Academia Paraense de Letras, que completará 126 anos no próximo dia 3 de maio, passa a integrar a programação mensal Uma Noite no Museu, da Secretaria de Estado de Cultura, a partir desta sexta-feira, 9. A APL vai receber os visitantes para um bate-papo com autores sobre Literatura Amazônica, das 18h às 20h, com participação ativa da plateia. Em seguida, haverá declamação de poesias até às 22h, com microfone livre para os poetas presentes.

O bate-papo com autores será liderado pelo presidente da Academia, Ivanildo Alves; e o vice-presidente, Leonam Gondim da Cruz Jr.; ladeados pela acadêmica Sarah Castelo Branco Monteiro Rodrigues e os acadêmicos Benilton Cruz, Marcos Valério Reis e Agildo Monteiro, além de escritores, editores e pesquisadores convidados. A mediação será da diretora de Biblioteca da APL, Franssinete Florenzano.

O público poderá conhecer o casarão que é sede da Academia Paraense de Letras, que tem jardim literário e o salão Domingos Antônio Raiol, o barão de Guajará, fundador da APL em 1900, no Theatro da Paz, ao lado dos intelectuais mais respeitados da época.

O circuito “Uma Noite no Museu” inclui diferentes espaços culturais de Belém, reunindo exposições fotográficas, mostras imersivas e visitas aos museus, de modo a aproximar o público e valorizar a diversidade artística e histórica. As atividades acontecem simultaneamente em diferentes pontos da capital, com atividades gratuitas.


Na Casa das Onze Janelas, o público pode visitar as exposições “Do Rio ao Mar”, do fotógrafo paraense Luiz Braga, e “Belém Refigurada”; e no Museu do Forte do Presépio, o acervo arqueológico de povos originários, na Sala Guaimiaba. O Museu de Arte Sacra apresenta as exposições fotográficas de “Cilmate Elders”, na Galeria Fidanza, além da mostra “Caminhos para Belém” (O amor que flui como água), no hall da galeria. Já o Museu do Círio oferece a mostra “Círio: Festa em Movimento”.


Por sua vez, o Museu do Estado do Pará segue com a exposição “Você já escutou a Terra?”, além do vídeo mapping “Antropofagia Mapping”, projetado na área externa do museu a partir das 17h. No mesmo espaço, acontecerá a performance “Urutau-cinza verde mata”. Já na capela do museu, às 19h, o público poderá acompanhar uma programação especial.


No Palacete Faciola e no Museu da Imagem e do Som (MIS), haverá a exposição “Claudia Andujar – Cosmovisão” e a exibição do filme “Um dia qualquer”, a partir das 19h. O Parque Cemitério Soledade oferece visitação ao sítio histórico.


No Museu das Amazônias, o público pode conferir a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, além da mostra imersiva Ajuru. Também participam da Noite no Museu o Centro Cultural Banco da Amazônia, com as exposições “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, “Habitar a Floresta e Clima: o Novo Anormal”; o Museu da Polícia Militar, com exposição permanente sobre a história da corporação; a Galeria de Arte da UFPA no Complexo Mercedários, com a mostra “Terra Incógnita, notas amazonianas” e o Museu da UFPA, com a conversa com o fotógrafo Reinaldo Silva Jr. sobre o seu mais novo livro “Entre as Águas, em Meio à Floresta”, às 19h.

Curso gratuito de Empreendedorismo Digital

Anterior

Projeto Capacita 2026.1 oferece cursos gratuitos em Santarém

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários