Publicado em: 12 de dezembro de 2025
Começou ontem, 11, a mais intensa chuva de meteoros no mundo no ano todo, parcialmente visível em todo o Brasil. A temporada de 2025 vai até terça-feira, dia 16. O auge será na noite deste sábado para domingo.
Esses e outros detalhes estão no guia de observação que o doutor Gabriel Hickel, professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), elaborou a pedido do Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Dr. Gabriel é parceiro no programa “O Céu em Sua Casa”.
O ON explica que adota “as Geminidas” porque “estrelas cadentes” são o termo popular para “meteoros”. Quanto à grafia, o Dr. Gabriel complementa: “Há também quem prefira “geminídeos”, porque o aportuguesamento do latim permite as duas formas (“idas” e “ídeos”). No fundo, todos estão certos”.
“O melhor horário para observar a Geminidas será entre 22h e o alvorecer. Será preciso estar atento para evitar a Lua, pois o brilho atrapalha a observação dos meteoros menos brilhantes, justamente os mais numerosos”, explicou o cientista. Todos os horários mencionados são de Brasília.
Assim, apesar de as Geminidas apresentarem percentual de 30% de meteoros brilhantes, a Lua, que passará de minguante para nova, atrapalhará a observação dos mais fracos, sobretudo na segunda metade da noite. Por isso, é recomendado observar as Geminidas entre 22h30 e meia-noite de 12 e 13 de dezembro, pois a Lua ainda estará abaixo ou próxima ao horizonte. Nas noites de 14 e 15, o melhor horário é entre 22h20 e 2h.
Foto de Eduardo Santiago, do Projeto Exoss, em Nova Santa Rita (RS).









Comentários