0
 

O professor Rogério Almeida, do curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Oeste do Pará, lança no próximo dia 11, durante a Quinta Geográfica, na Unidade Rondon da Ufopa, o livro Arenas Amazônicas: economia, natureza e sociedade, composto por 13 trabalhos sobre grandes projetos na região. A programação inclui uma manifestação pela liberdade de cátedra, já que o autor responde a processos por publicar um artigo acadêmico.

Arenas Amazônicas: economia, natureza e sociedade foi selecionado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc, em Santarém. O primeiro lançamento foi no dia 22 de novembro, em Marabá, na Comuna Cepasp. Em Santarém, haverá roda de conversa nesta quarta-feira, 3, no Quintal Sapucaia.

A obra inclui textos autorais atualizados e colaborações, como reportagem dividida com a jornalista Lilian Campelo e um texto da militante Júlia Iara, do Movimento dos Trabalhadores sem Terra, escrito por ocasião dos trinta anos da chacina de Eldorado dos Carajás. A advogada e poeta Wanda Monteiro contribuiu com uma loa dedicada ao pai, Benedicto Monteiro, apresentada quando recebeu título honoris causa da Ufopa.

Parte dos ensaios já havia sido publicada em livros, revistas e veículos jornalísticos, e alguns receberam premiações e menções honrosas nacionais e internacionais. As reportagens foram divulgadas por diferentes meios, resultando de vivências, atividades de campo e entrevistas com moradores afetados por grandes projetos. O conjunto discute a permanência de práticas coloniais e a disputa por terras e riquezas no Xingu, Marajó, Carajás e Baixo Amazonas.

Rogério Almeida é graduado em Comunicação Social, mestre em Planejamento do Desenvolvimento, doutor em Geografia Humana e professor da Ufopa, com atuação em temas amazônicos desde a década de 1990.

O livro pode ser baixado gratuitamente AQUI (formato PDF).

Deputado Antonio Doido declarado inelegível por 8 anos

Anterior

José Ronaldo Campos lança “Mosaico de Ideias”

Próximo

Você pode gostar

Comentários