Publicado em: 6 de novembro de 2025
O presidente da França, Emmanuel Macron, é um ícone pop planetário. No Brasil para encontro com o presidente Lula, antes de ir para a Cúpula do Clima ele visitou hoje de manhã a Universidade Federal do Pará, conversou com pesquisadores brasileiros e franceses para conhecer os projetos da expedição científica Iaraçu, vinda de Manaus para a COP 30, e recebeu participantes do programa Lab Jovens, iniciativa de colaboração entre Brasil e França voltada à formação de lideranças climáticas, que lhe entregaram as principais pautas ambientais de suas regiões.
Acompanhado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, Macron foi recebido pelo reitor Gilmar Pereira, para quem foi um momento histórico, que reafirma a importância da cooperação entre o Brasil e a França, especialmente nas áreas de ciência, cultura e proteção da Amazônia. “A UFPA tem longa tradição de parcerias com instituições francesas, e essa visita fortalece ainda mais nossos laços em favor do conhecimento e do futuro sustentável da região”, comentou o reitor.
O encontro foi barco Iaraçu, que faz parte da expedição Brasil-França e está ancorado no trapiche do campus Guamá, em Belém.
Sophie Jacquel, conselheira adjunta de cooperação na Embaixada da França, explicou que o programa começou há cinco anos e que esta edição é especial porque é Lab Jovens rumo à COP30, e o objetivo é incentivar a mobilização da juventude no Brasil para a proteção e a conscientização quanto ao meio ambiente. Cada ano tem uma seleção de jovens para aumentar, melhorar as ferramentas deles como ativistas, mas também trocar ideias, experiências com peritos brasileiros e internacionais do meio ambiente, da proteção da biodiversidade.
A Polícia Federal, em parceria com a Marinha do Brasil, fez varredura prévia na embarcação, a fim de eliminar perigo de atentados com bombas e ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares. Enquanto durou a visita de Macron à UFPA o rio Guamá foi fechado no entorno e uma aeronave sobrevoou a área.
Às 15h, o presidente Lula recebeu Macron, em reunião bilateral para discutir projetos conjuntos de preservação florestal e financiamento internacional para o Fundo Amazônia.
Antes de vir a Belém, Macron agitou Salvador (BA), onde tocou tambor com o Olodum, curtiu o Afoxé Filhos de Gandhy, foi literalmente agarrado por baianas e arrastou uma multidão ao centro histórico.
















Comentários