Publicado em: 4 de novembro de 2025
A expedição Voz dos Oceanos, liderada pela Família Schurmann com o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente, chegou a Belém do Pará na conclusão da primeira volta ao mundo da iniciativa em defesa dos oceanos, após quatro anos e dois meses e 42.176 milhas (que equivale a cerca de 78.000 quilômetros) de navegação, incluindo passagem por mais de 140 destinos em 17 países das Américas, Oceania, Ásia e África, a bordo do veleiro Kat. O marco será celebrado na icônica Casa das Onze Janelas, que durante a COP30 será transformada na Casa Vozes do Oceano, epicentro de debates, exposições e ações voltadas à conservação marinha.
A jornada, iniciada em 29 de agosto de 2021 em Balneário Camboriú (SC), combinou exploração científica, educação, inovação e comunicação, reforçando o papel dos oceanos como reguladores do clima e responsáveis por mais de 50% do oxigênio que respiramos. Percorreu praticamente toda a costa brasileira e, pela primeira vez, navegou pelos rios amazônicos, no estado do Pará, antes de seguir sua rota internacional.
Ao concluir seu itinerário em Belém, às 15h30 do domingo 2 de novembro de 2025, a Voz dos Oceanos retorna à capital paraense – onde esteve pela primeira vez em fevereiro de 2022 – às vésperas da COP30, a fim de mostrar os desafios quanto às oportunidades de proteção dos oceanos.
Wilhelm Schurmann é o capitão do veleiro sustentável Kat e David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos. Com o apoio e a parceria do Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista, comandante do IV Distrito Naval da Marinha do Brasil, o veleiro ficará ancorado onde a Corveta-Museu Solimões costumava ficar atracada, antes de passar por uma reforma para, em breve, retomar seu lugar.










Comentários