0
 

A Casa SESI Indústria Criativa (Av. Comandante Brás de Aguiar, 607), em Belém, lançará na próxima terça-feira, 4 de novembro, das 16h às 21h, a exposição “Joias da Amazônia”, um projeto que celebra a força criativa e o protagonismo de 14 artesãs parauaras. Idealizada pelo Instituto Elabora Social, a mostra propõe um diálogo entre tradição, sustentabilidade e design contemporâneo, utilizando como pano de fundo a realização da COP 30, que transformará a capital em vitrine internacional da cultura e da biodiversidade amazônicas.

As peças que compõem a exposição são criações autorais que unem arte e consciência ambiental. Produzidas com matérias-primas da floresta, como sementes de jarina, ouriço da castanha, gemas vegetais, fibras de buriti e escamas de peixe, elas ganham novas formas quando combinadas a elementos de alumínio reciclado provenientes de ferro-velho e madeira de manejo florestal. O resultado é uma coleção de biojoias que traduz o olhar sensível das criadoras e sua conexão com o território amazônico, expressando memórias, sentimentos e experiências pessoais em formas únicas.

O Instituto Elabora Social acompanhou todo o processo de criação, oferecendo consultoria técnica especializada às artistas em cada etapa, desde o desenvolvimento do conceito até a montagem final das obras. O projeto conta com o apoio institucional da Fiepa e da Jornada COP+, além do patrocínio da Hydro.

A mostra ficará aberta à visitação até o dia 28 de novembro. Para o Elabora Social, a iniciativa extrapola a condição de exposição artística, já que é um processo de formação, autonomia e valorização de mulheres que transformam a natureza em arte e a arte em sustento. O Instituto é reconhecido por sua atuação voltada à transformação social e sua metodologia utiliza a ourivesaria como instrumento de capacitação e geração de faturamento financeiro para mulheres de baixa renda, promovendo inclusão produtiva e empoderamento.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Vini Jr sob o velho e mau racismo à brasileira

Anterior

Derrubada de 30 campos de futebol de mata deu origem ao “Ecoparque” de Barcarena

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários