Publicado em: 19 de outubro de 2025
O professor doutor Luís Carlos Bassalo Crispino acaba de ser nomeado membro da Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS), sediada em Trieste, na Itália.
Uma das cabeças mais brilhantes da Amazônia, Crispino é professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 1A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, onde ocupa a Cadeira n° 20, que tem como patrono Henrique Jorge Hurley, o professor Crispino foi homenageado também pela presidente do IHGP, Anaiza Vergolino e Silva, que em nota oficial salientou seus méritos.
Crispino também já contribuiu significativamente para a Sociedade Brasileira de Física (SBF), da qual foi membro do conselho em dois períodos (2011-2015 e 2019-2023).
Crispino já foi laureado com o Prêmio Ernest Hamburger da SBF em 2020 e com o Prêmio CLIO de História da Academia Paulistana da História em 2007, por suas pesquisas em História da Ciência e da Tecnologia na Amazônia.
Em reconhecimento às suas pesquisas sobre Júlio Cezar Ribeiro de Souza, pioneiro da navegação aérea, recebeu a Ordem do Mérito Aeronáutico do Ministério da Defesa em 2019.
A eleição do professor Luís Crispino para a Academia Mundial de Ciências realça a importância da pesquisa científica desenvolvida na Amazônia.
Comentários