Publicado em: 8 de outubro de 2025
A Polícia Federal deflagrou hoje (8) cedo a Operação Nacional Proteção Integral III, em conjunto com as Polícias Civis de 16 estados brasileiros, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados, principalmente, pela internet. Nada menos que 617 policiais federais e 273 policiais civis de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estão em ação.
Estão sendo cumpridos simultaneamente, em todas as unidades da federação, 182 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de prisão preventiva. A operação resultou ainda em 49 prisões em flagrante, duas apreensões de adolescentes e dois resgates de vítimas.
Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.
No Pará, a PF esteve nos condomínios Montenegro Boulevard (em frente ao Parque Shopping, na Rod. Augusto Montenegro – bairro Parque Verde, em Belém, e no Vila Firenze, no Quarenta Horas (Coqueiro), em Ananindeua.
A operação ainda está em andamento e a matéria será atualizada.

Comentários