0
 

No próximo 11 de outubro, acontecerá em Santarém o Bailão do Robacena – Halloween Tecnomata, evento que celebra três anos de existência e é um espaço de resistência cultural da periferia e da comunidade LGBTQIAPN+ na região do Tapajós e referência na cena eletrônica amazônica.

A proposta vai além de uma festa. Trata-se de uma plataforma onde música, ativismo e identidade se encontram. A edição especial amplia conexões, reunindo artistas de Manaus, Belém e Tapajós, e trazendo ao palco nomes já reconhecidos da cena nortista, como Nic Dias, Baby Prince$$ e KOKA, que dividirão o line-up com DJs locais. O repertório sonoro transita entre tecnobrega, funk distorcido, techno e house, compondo uma travessia musical que simbolicamente atravessa o rio Amazonas.

O Bailão do Robacena se destaca por unir arte e política em uma mesma experiência. As apresentações musicais dialogam com performances de dança, visuais psicodélicos e instalações artísticas, dando visibilidade a corpos e vozes historicamente marginalizados. Nesse processo, o evento se posiciona como um espaço de afirmação coletiva que dá protagonismo à periferia e às expressões da diversidade sexual e de gênero no Norte do Brasil.

Em apenas três anos, o projeto acumulou resultados expressivos. São mais de 1.400 participantes reunidos em cinco edições consecutivas com ingressos esgotados. Esse percurso transformou o Bailão em um ritual amazônico contemporâneo, capaz de conectar cidades, sonoridades e identidades em torno da construção de uma cena cultural que desafia fronteiras e se posiciona como símbolo de resistência e reinvenção na Amazônia.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Comida revela valores, histórias, crenças, tradições e relações de poder

Anterior

 “Joias da Amazônia” tem segunda etapa em Belém

Próximo

Você pode gostar

Comentários