0
 

De 30 de setembro a 2 de outubro de 2025 (terça a quinta-feira), Belém sediará o primeiro evento no Brasil dedicado à Missão Biomass, da Agência Espacial Europeia (ESA). Intitulado “Cooperação Brasil e Agência Espacial Europeia em dados e aplicações de Observação da Terra da Missão Biomass”, será no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Amazônia – Coordenação Espacial da Amazônia, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, reunindo especialistas nacionais e internacionais.

Lançada em abril deste ano, a Missão Biomass é destinada a mapear com precisão a biomassa florestal do planeta e quantificar os estoques de carbono das florestas. O satélite opera com o primeiro radar de banda P em órbita, tecnologia capaz de penetrar a cobertura de nuvens e a copa das árvores para captar informações inéditas sobre a estrutura tridimensional das florestas.

O evento é resultado de uma parceria entre a ESA, o Inpe e a Agência Espacial Brasileira (AEB), e conta com o apoio da Selper Brasil, do PCT Guamá e da Fundação Guamá – que administra o Parque. A programação inclui sessões técnicas conduzidas por especialistas da ESA, painéis com pesquisadores da região amazônica e apresentações de estudos sobre sensoriamento remoto por radar e integração com sistemas nacionais de monitoramento florestal.

Voltada para pesquisadores, estudantes de pós-graduação, servidores de agências ambientais, representantes da indústria de geotecnologia e Ongs, a iniciativa pretende fortalecer redes de pesquisa e aplicações, que vão desde o combate ao desmatamento até o avanço científico sobre o ciclo do carbono na Amazônia e em outros biomas.

MPF denunciou canadense preso em Belém por tráfico internacional de cocaína

Anterior

Amalep empossa novos imortais

Próximo

Você pode gostar

Comentários