0
 

De 24 a 26 de setembro, das 18h às 22h, acontecerá em Santarém a I Feira Gastronômica – Banzeiro Gastronômico: Cores e Sabores do Tapajós, organizada pelo curso de Gastronomia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ofertado por meio do Programa Forma Pará.

Concebida como espaço de valorização da identidade alimentar da Amazônia, a Feira também funciona como vitrine para o aprendizado acadêmico, uma oportunidade para os alunos de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, oferecendo experiências únicas à comunidade.

O evento, que será realizado no Auditório Central da Uepa (Av. Plácido de Castro, 1399, Santarém), pretende aproximar a universidade da comunidade ao reunir sabores, saberes e técnicas em três dias de programação aberta, com certificação de 30 horas. As inscrições estão disponíveis no site oficial da Feira.

A programação foi estruturada para contemplar diferentes formatos de aprendizado e vivência. Estão previstos estandes com degustações, workshops que abordam desde a coquetelaria até o preparo de pratos típicos amazônicos, além de palestras e conferências. A abertura contará com a participação do chef Ricardo Branches. O encerramento terá feira de empreendedores locais e apresentação cultural.

O evento é resultado do Programa Forma Pará, criado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com instituições públicas de ensino. A iniciativa busca expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores, antes concentrados nas capitais. Segundo o titular da Sectet, Victor Dias, a Feira expressa a essência desse objetivo:será um momento de celebrar o talento dos nossos acadêmicos do Forma Pará e reafirmar o compromisso do programa em interiorizar o ensino superior e valorizar a cultura alimentar amazônica. Com pratos que unem técnica, pesquisa e identidade cultural, os estudantes mostram como a educação transforma vidas e contribui para um futuro mais sustentável para o Pará”.

Foto: Ascom UEPA

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Operação Hades II em Ananindeua

Anterior

Manifestações tomarão as ruas contra PEC da Blindagem e anistia aos golpistas

Próximo

Você pode gostar

Comentários