0
 

Nesta quarta-feira (10), a Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal do Brasil e o Ministério Público Federal, deflagrou cedinho a Operação Underbill, desarticulando uma organização criminosa especializada em crimes contra o comércio exterior, a ordem tributária, o sistema financeiro nacional e a administração pública. 

A operação mobilizou 50 policiais federais e 17 auditores fiscais da Receita para o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará, todos em Belém do Pará. Dois dos endereços dos alvos são no condomínio Montenegro Boulevard, localizado em frente ao Parque Shopping, na Av. Augusto Montenegro, e no Centro Empresarial Acrópole, que fica na Av. Governador José Malcher, esquina com a rua Dom Romualdo de Seixas, no bairro de Nazaré, onde funciona a empresa Prime Assessoria em Comercio Exterior Ltda., que tem como atividade principal Comissaria de despachos. Também houve cumprimento de medida cautelar de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros dos investigados, no montante de R$ 26 milhões, com a finalidade de descapitalizar o grupo e garantir recursos para eventual reparação ao erário.

As investigações da PF apontam fraudes em importações de mercadorias, especialmente oriundas da China. As cargas ingressavam no país pelos portos de Belém e Vila do Conde, em Barcarena, e eram distribuídas para os estados do Amazonas, Maranhão, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.

O esquema envolvia comerciantes estrangeiros, despachantes aduaneiros e empresas de comércio exterior, que praticavam subfaturamento, interposição fraudulenta, sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, violação de direitos de propriedade intelectual e ocultação de patrimônio. As investigações vão continuar com a análise do material apreendido e a identificação de outros envolvidos no esquema.

Comitê Paraense de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos será lançado

Anterior

O abandono da Av. Romulo Maiorana

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários