Publicado em: 30 de agosto de 2025
A Polícia Federal prendeu ontem (29) à noite um brasileiro e um boliviano que pilotavam o avião monomotor que caiu no sul do Pará com quase 430 quilos de pasta base de cocaína. Eles foram localizados a aproximadamente 40 quilômetros do local onde a aeronave foi abandonada, no município de Santana do Araguaia.
Com os tripulantes foram apreendidos um revólver calibre .38 municiado, 16 cartuchos intactos, três aparelhos celulares, dois GPS aeronáuticos, um radiotransmissor, cédulas de moeda boliviana, além de um documento de identidade falso.
O brasileiro já era alvo de mandado de prisão em aberto, decorrente de condenação definitiva por roubo, expedido pela Justiça de Santa Catarina. Após a lavratura dos procedimentos legais, os dois flagranteados foram encaminhados ao Presídio de Redenção, onde permanecem à disposição da Justiça.
Os elementos apreendidos reforçam a transnacionalidade do crime. O prefixo boliviano da aeronave, a quantidade e qualidade da pasta base de cocaína, a rota de transporte utilizada e a apreensão de moeda estrangeira confirmam se tratar de tráfico internacional de drogas.
A aeronave foi encontrada ontem de madrugada pela Polícia Militar, que encaminhou a droga para a Delegacia da Polícia Federal em Redenção. Após autorização judicial, a substância foi incinerada.
Um inquérito policial foi instaurado para investigar as circunstâncias do crime e identificar outros possíveis envolvidos.
As fotos são da PF.

Comentários