0
 

A manipulação de Wegovy®, Ozempic® e Rybelsus® está proibida no Brasil, por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa determinação representa a proibição da manipulação de moléculas biológicas análogas de GLP-1 no Brasil e proibição temporária da manipulação de semaglutida sintética.

A regra estabelece novas e rigorosas regras para a importação e manipulação de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da classe dos análogos de GLP-1, como a semaglutida biológica – princípio ativo exclusivo dos medicamentos Wegovy® (injetável 2,4 mg para tratar obesidade e sobrepeso com comorbidade associada), Ozempic® (injetável 1 mg para diabetes tipo 2) e Rybelsus® (versão oral para diabetes tipo 2). 

O despacho da Anvisa diferencia claramente os insumos de origem biotecnológica e sintética. Para os IFAs de origem sintética, a Anvisa determinou que a manipulação só é permitida caso exista um medicamento registrado no país que utilize essa molécula sintética. Atualmente, não existe medicamento à base de semaglutida sintética registrado no Brasil, o que torna qualquer manipulação da substância, independentemente da origem (biológica e sintética), irregular e ilegal, por não possuir respaldo técnico ou sanitário. Nesse caso, não há garantia de que a substância manipulada seja segura ou eficaz. Por isso, a Anvisa decidiu vetar essa prática, a fim de garantir a saúde dos pacientes.

Dia Internacional da Igualdade Feminina

Anterior

Projetos do Executivo e do Judiciário em regime de urgência na Alepa

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários