O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) celebra 20 anos de contribuições acadêmicas e científicas para a Amazônia. Para marcar essa trajetória de duas décadas dedicadas à formação de pesquisadores e à produção de conhecimento geográfico, nos dias 20 e 21 de março de 2025, acontecerá um evento comemorativo que reunirá especialistas, professores e alunos no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e no Auditório Setorial Básico II, no Campus Guamá, em Belém (PA).
Desde a sua criação, o PPGEO tem desempenhado um papel fundamental na formação de especialistas em diversas linhas da geografia, com enfoque especial na realidade amazônica. O programa contribui para avanços no campo da geografia ambiental e social e promove estudos sobre dinâmicas territoriais, processos urbanos e impactos socioambientais na região.
O evento comemorativo tem como objetivo reunir professores, pesquisadores e estudantes interessados nas transformações geográficas da Amazônia e nas contribuições do PPGEO para a formação acadêmica e profissional. Com debates enriquecedores e reflexões sobre o futuro da geografia na região, a programação tem inscrição gratuita. Os interessados podem se inscrever através do formulário virtual.
20 de março de 2025 (Quinta-feira)
Manhã:
- 9h – Mesa institucional de abertura (Local: Auditório IFCH/UFPA)
- 9h30 – Mesa “A História do PPGEO: A criação e desenvolvimento do programa”
- Mediação: Prof. Dr. Márcio Douglas Amaral
- Debatedores: Profa. Dra. Maria Goretti Tavares e Prof. Dr. João dos Santos Nahum
- Local: Auditório IFCH/UFPA
- 11h30 – Apresentação do Corpo Docente do PPGEO (Local: Auditório IFCH/UFPA)

Tarde:
- 14h30 – Orientação Acadêmica para os ingressantes de 2025
- 16h – Lançamento do Livro “Urbanização, desigualdade e financeirização: (Re)discutindo o direito à moradia em cidades Amazônicas”
- Local: Hall do Centro de Eventos Benedito Nunes (UFPA)
21 de março de 2025 (Sexta-feira)
Manhã:
- 9h – Mesa “Contribuições do PPGEO para a Geografia na Amazônia”
- Debatedores:
- Prof. Dr. José Antonio Herrera – Linha 1: Dinâmicas Territoriais na Amazônia
- Profa. Dra. Márcia Pimentel – Linha 2: Dinâmicas Socioambientais e Recursos Naturais na Amazônia
- Prof. Dr. Tiago Barreto – Linha 3: Educação Geográfica e Processos Espaciais
- Mediação: Prof. Dr. Wellington Alvarez
- Local: Auditório IFCH/UFPA
- Debatedores:
- 11h – Assembleia discente
- Mediação: Aline Pinheiro (Discente do Doutorado – PPGEO)

Tarde:
- 15h – Conferência “Por uma constelação descolonial de conceitos em Geografia”
- Ministrante: Prof. Dr. Rogério Haesbaert (UFF)
- Mediação: Profa. Dra. Maria Goretti Tavares
- Local: Auditório Setorial Básico II (UFPA)
- 17h – Homenagens
- 18h – Encerramento Cultural

Comentários