0

Um dos principais equipamentos turísticos, de lazer, cultura, memória e patrimônio arquitetônico de Belém, o complexo São José Liberto inclui o Jardim da Liberdade, lojas de joias artesanais em prata, ouro e outros metais nobres com gemas e elementos da matéria-prima regional, criadas por designers, ourives e lapidários que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará, o anfiteatro Coliseu das Artes, a Casa do Artesão, com cerâmicas marajoaras e tapajônicas, biojoias, moda autoral e outros produtos, o Espaço Moda e o Museu de Gemas do Pará, além da cela Memorial Cinzeiro.

A edificação data de 1749, erguida com pedra, areia de praia e grude de peixe durante o período da Capitania do Grão-Pará pelos frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade, a fim de abrigar o Convento de São José, cuja missão era a evangelização na Região Norte do Brasil. Com a expulsão dos jesuítas, o Estado passou a tomar conta do local em meados do século XVII. Ao longo de mais de dois séculos no prédio funcionou um depósito de pólvora, uma olaria, um quartel, um hospital, uma cadeia pública e, por fim, um presídio desativado em 1998, depois de uma sangrenta rebelião.

Na segunda metade do século XX, o edifício ganhou um prédio anexo. Já em 2002, após profunda reforma e ressignificação, passou a ser espaço voltado à valorização da cultura local e do turismo, reunindo diversos setores da economia criativa.

O jardim gemológico na área central interna é considerado o único museu ao ar livre do Brasil. O espaço, em formato de mandala, reúne cristais, ametistas, citrinos e quartzo rosa, cercado por fonte de água e ornamentado com plantas.

No saguão de entrada, há uma drusa de quartzo hialino, pesando 2,5 toneladas, encontrada no Vale do Rio Araguaia, representando a riqueza mineral do território paraense. No acervo, há mais de quatro mil peças, distribuídas em cinco salas, com exposições de cerâmica arqueológica marajoara e tapajônica, muiraquitãs milenares, gemas, tronco fossilizado, entre outros.

No Anfiteatro Coliseu das Artes, com capacidade para 600 pessoas, há eventos culturais, desfiles de joias e de moda, apresentações de grupos folclóricos e teatro.

O Espaço São José Liberto fica na Praça Amazonas, abre de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos e feriados de 10h às 14h. O acesso é público e gratuito. 

População de Anajás alarmada com surto de dengue

Anterior

Uepa elegerá lista tríplice para reitoria

Próximo

Você pode gostar

Comentários