O prefeito eleito e diplomado de Belém, deputado Igor Normando (MDB), anunciou Cilene Moreira Sabino de Oliveira Bittencourt como a titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a ser criada. Graduada em Arquitetura & Urbanismo e também em Direito, com MBA em Direito Ambiental, Cilene Sabino é uma escolha política mas se amolda como uma luva ao cargo. Ela é irmã do deputado federal licenciado (União Brasil) e ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, e do conselheiro do TCM-PA, Cipriano Sabino de Oliveira, e fez uma excelente gestão na Jucepa, que ela presidiu desde outubro de 2015, no governo Jatene, até se desincompatibilizar a fim de concorrer à Prefeitura de Colares, este ano. Também foi presidente da Fenaju – Federação Nacional das Juntas Comerciais. Ela é, ainda, empresária e presidiu o Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas do Estado do Pará (Sindicarpa).
Não se tem notícia de experiência de Cilene Sabino nos setores de Turismo e Cultura, mas sem dúvida ela tem perfil para articular e conseguir os recursos necessários, e pode fazer grandes conquistas na pasta se as assessorias e diretorias forem preenchidas com profissionais experientes no mercado. Belém tem tudo para deslanchar a sua melhor opção de desenvolvimento, que é o Turismo, e precisa de investimentos e expertise.
Criar uma Secretaria e nela reunir dois setores tão importantes pode ser uma boa ideia se funcionar como “guarda-chuva”, mas parece temerário extinguir a Fumbel e a Belemtur ao invés de fortalecê-las, dotá-las de equipamentos, orçamento, recursos humanos e financeiros suficientes para desempenho de excelência, com o que ganham a cidade e o Pará.
Comentários