0

O Centro de Inclusão Digital Jonas Dias, em Santarém, está possibilitando que crianças e idosos tenham seu primeiro contato com computadores. O laboratório de informática, equipado com 18 máquinas doadas pelo Ministério das Comunicações, oferece aulas de informática básica, montagem e manutenção de computadores. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de aprendizado, inclusão digital e inserção no mercado de trabalho, especialmente para a população idosa, que ganha nova perspectiva de aprendizado.

A assistente operacional Maria Eduarda Dias destacou a gratificação de ver pessoas sem experiência digital comemorando conquistas como a criação de planilhas e textos. Um dos exemplos mais emocionantes foi o de um senhor de 60 anos que, apesar de nunca ter tocado em um computador, dedicava-se com entusiasmo às aulas. Ele foi um dos muitos alunos beneficiados pelo projeto que, além de ensinar habilidades técnicas, promove inclusão e autonomia para todas as idades. O centro oferece aulas de informática básica, montagem e manutenção de computadores. Os equipamentos foram enviados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do Amazonas, fruto de uma parceria com o Instituto Descarte Correto.

“Estabelecer pontos de inclusão digital é fundamental para nosso objetivo de integrar todos os brasileiros ao universo tecnológico. Oferecer acesso a ferramentas que aumentam o conhecimento e aprimoram habilidades é uma forma de empoderamento, abrindo portas para o mercado de trabalho e impulsionando a economia local”, afirmou o ministro Juscelino Filho. O programa é parte de uma iniciativa maior do Ministério das Comunicações, que busca ampliar o acesso à tecnologia, capacitando a população e incentivando o desenvolvimento local por meio da inclusão digital.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Observação do “cometa do século” e da superlua no Planetário do Pará

Anterior

Não joguem pedra na mangueira!

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários