Gabriel Aguiar (Psol) deu um excelente exemplo para os políticos de todo o país provando que é possível – e necessário – que candidatos tornem suas campanhas ecologicamente corretas. Ele foi eleito para vereador em Fortaleza, com 30.682 votos, sem recorrer a materiais de campanha considerados “tradicionais”, como panfletos, adesivos ou “santinhos”. Sua proposta sustentável chamou a atenção dos eleitores e os conquistou pela demonstração de respeito e sensibilidade com a natureza.
O vereador eleito optou por uma abordagem que visava reduzir o impacto ambiental, distribuindo nas ruas folhas caídas de árvores, que traziam mensagens e o número a ser digitado nas urnas. As folhas, naturalmente biodegradáveis, foram utilizadas como um meio de comunicação sem gerar resíduos permanentes, oferecendo uma alternativa que não impacta o meio ambiente. As folhas podem ser descartadas sem preocupação por serem um material de custo zero e personalizado, pintadas e desenhadas à mão com a colaboração de apoiadores.
Gabriel Aguiar é conhecido como “Gabriel Biologia”, em referência à sua formação acadêmica. Ele é biólogo e mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A postura ecológica do vereador começou nas eleições de 2020, quando realizou uma campanha com cartazes feitos à mão. Sua vitória demonstra um movimento crescente de conscientização ambiental entre eleitores, comprovando que a população apoia novas formas de fazer política com menor impacto ao meio ambiente.
Comentários