0

Quem ama itens feitos à mão e tem consciência cidadã precisa conhecer as lindas criações do Projeto Chance, que surgiu do empenho da artista visual Berna Reale em lançar luzes às mulheres egressas do sistema prisional do Pará. O Chance é uma iniciativa destinada a promover a independência financeira dessas mulheres através da produção e venda de artesanato e artigos manuais, resgatando sua dignidade.

Ao adquirir um dos produtos a pessoa ajudará efetivamente na reinserção social e econômica dessas mulheres, que ao deixar a prisão se tornam ainda mais invisíveis. Estigmatizadas, são muitos os obstáculos ao tentar recomeçar a vida e fazer novas escolhas, sobretudo no que diz respeito ao acesso a empregos formais, perpetuando para além daqueles muros a vulnerabilidade delas.

É preciso enxergar essas mulheres, encarar como uma pauta urgente, por razões humanitárias. Quanto maiores as oportunidades, menores serão os índices de reincidência. Menos crianças ficarão sem as suas mães. Menos lares estarão sem as suas únicas provedoras. Mais mulheres estarão inseridas no mercado de trabalho. Menos direitos fundamentais serão violados. Quem dá uma chance muda gerações. Pensem nisso.

Os produtos podem ser adquiridos no Instagram do projeto @chance_._change e também na loja Ygarapé (Av. Nazaré, 532) e na lojinha do Museu de Arte Sacra (Praça Dom Frei Caetano Brandão, Cidade Velha), em Belém

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Podcast revisita Operação Prato

Anterior

Perfil político das prefeituras do Pará em 2025

Próximo

Você pode gostar

Comentários