0

Na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro, foi realizado o primeiro voo experimental de um “carro voador” no Brasil, na cidade de Quadra, no Estado de São Paulo, com o modelo EH216-S, um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês) fabricado pela empresa chinesa EHang. A aeronave EH216-S é capaz de transportar até duas pessoas, com uma carga útil total de 220 quilos e um alcance de cerca de 30 quilômetros. O veículo opera com 12 baterias independentes e 16 motores, permitindo uma decolagem e pouso vertical sem a necessidade de pistas convencionais. O diferencial dessa aeronave é sua operação remota e automatizada: o piloto não precisa estar dentro do “carro voador”, pois todo o comando é feito a partir do solo, utilizando um sistema inteligente de controle, permitindo que o operador planeje e controle o voo em tempo real com eficiência e segurança.

O voo desta sexta-feira foi realizado sem passageiros e recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ocorrer em caráter experimental. O evento contou com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, além de representantes do setor e membros da imprensa, segundo reportagem do G1. Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, uma das representantes da EHang no Brasil, foi o primeiro brasileiro a pilotar o eVTOL no país. O comando da aeronave foi feito pelo brasileiro Jeovan Alencar, que operou o sistema remoto durante a demonstração.

Segundo a MundoGeo, empresa de tecnologia focada em inovação no setor, o Brasil se destaca como o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Essa tecnologia é especialmente voltada para grandes metrópoles, como São Paulo, onde o tráfego aéreo urbano pode ajudar a aliviar o congestionamento de trânsito, além de atender áreas remotas com pouca infraestrutura de transporte. A popularização dos “carros voadores” é uma nova opção de mobilidade aérea, facilitando o transporte em centros urbanos superpopulosos e em regiões de difícil acesso.

A realização do voo experimental em Quadra é apenas o primeiro passo na integração dessa nova tecnologia no Brasil e a EHang, representada no país pelas empresas AT Global e GoHobby, planeja continuar promovendo eventos e demonstrações para aproximar o público da inovação eVTOL. Com a crescente demanda por soluções tecnológicas e sustentáveis no setor de transporte, o Brasil é um mercado promissor para a adoção dos eVTOLs, com um grande potencial para transformar a forma como o transporte urbano é feito.

Foto: MundoGeo

Adolescentes condenadas a prestar serviços comunitários e ler “Pequeno Manual Antirracista” após cyberbullying

Anterior

Crianças em tratamento no Hospital Abelardo Santos confeccionam vasos para idosos

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários