0

Está lindo de novo o Mercado de São Braz, mesmo ainda em fase de conclusão. O prefeito Edmilson Rodrigues vistoria a obra toda semana e anunciou que a partir da próxima terça-feira, 17, vai abrir à  visitação pública do complexo. Além de resgatar o antigo esplendor arquitetônico da edificação, e de ressignificar o seu uso, toda a área adjacente foi beneficiada com espaços de convivência e estacionamento. 

O projeto foi doado à municipalidade pelo premiado arquiteto Aurélio Meira. Consiste na modernização do mercado e do entorno, com áreas de lazer e convivência, bares, cafés, restaurantes e novos boxes para os cerca de trezentos pequenos comerciantes que atuam no local. 

“O prédio histórico data do início do século XX. O espaço manterá a função de mercado, mas criamos mezaninos, que poderão ser acessados por elevadores e escadas rolantes. Será um espaço de negócios e lazer, que permitirá o máximo de conforto para quem trabalha aqui e para quem visitar”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues, garantindo que os comerciantes que atuam no mercado conheceram previamente o projeto, aprovaram e estão felizes com as obras.

Ícone histórico construído em 1911, período áureo do ciclo da borracha amazônico, tombado como patrimônio histórico pelo Estado do Pará e Município de Belém, a expectativa da população é de que o Mercado de São Brás volte a esbanjar a beleza do projeto original do italiano Filinto Santoro, mesclando elementos dos movimentos art nouveau e neoclássico, e ao mesmo tempo se tornando mais moderno, como os mercados europeus.

“Será um espaço popular, que oferecerá diversos serviços para os moradores de Belém e turistas”, comenta Edmilson Rodrigues.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Rebongo – Violão Brasileiro, com Salomão Habib

Anterior

Banco Vermelho Gigante alerta quanto a feminicídio

Próximo

Você pode gostar

Comentários