0



Fãs da saga Star Wars estão de luto: James Earl Jones faleceu na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, em sua casa no condado de Dutchess, Nova York, aos 93 anos. Conhecido mundialmente por sua voz marcante e inconfundível que deu vida ao vilão Darth Vader e ao Rei Mufasa, pai do Simba de “O Rei Leão”, sua trajetória começou em 1958, com a estreia na Broadway no Cort Theatre — que em 2022 foi renomeado para James Earl Jones Theatre em sua homenagem.

Mundialmente famoso por sua potência vocal, James Earl Jones possuia uma gagueira severa durante a infância. Seu último trabalho foi em “Coming 2 America”, em 2021, onde reprisou o papel de Rei Jaffe Joffer, que havia interpretado na comédia de 1988 “Um Príncipe em Nova York”.

Jones não foi creditado pelos dois primeiros filmes da trilogia “original” de Star Wars já que o fisiculturista britânico David Prowse foi escalado para o papel e, na época, a voz adicionada depois da filmagem era considerada um “efeito especial”. George Lucas não gostou do sotaque de Prowse, então Jones foi contratado para regravar os diálogos de Vader, imortalizando o vilão com sua voz. Ele só recebeu o reconhecimento em “O Retorno de Jedi”, em 1983.

Sua estreia na Broadway, em 1958, foi com um pequeno papel em “Sunrise at Campobello”, uma peça sobre o diagnóstico de poliomielite do presidente Franklin Delano Roosevelt. Durante os anos 60, Jones participou de produções de grande renome, como “The Blacks” de Jean Genet e “Baal” de Bertolt Brecht. Ele também se destacou em várias peças de Shakespeare, sendo a mais notável “Otelo” em 1964, papel que ele reprisaria em 1982.

Em 1967, Jones conquistou um dos papéis mais definidores de sua carreira no palco: o boxeador Jack Jefferson, inspirado no grande lutador Jack Johnson, na peça “The Great White Hope”, de Howard Sackler, pelo qual ganhou o prêmio Tony de Melhor Ator em 1969 e, posteriormente, estrelou a adaptação cinematográfica de 1970, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Ele ganhou seu segundo prêmio Tony em 1987 por sua atuação em “Fences”, de August Wilson.

James Earl Jones foi casado duas vezes e deixa um filho, Flynn Earl Jones, também ator.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Macaé Evaristo é a nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania

Anterior

Condutor de ambulância infartou dirigindo

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários