0

Pela primeira vez na história o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, que tem 124 anos de existência, participa com estande próprio da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, onde fará lançamentos literários, sessões de autógrafos e bate-papos com os leitores, das 9h às 21h. Este ano a 27ª edição da Feira homenageia a mestra de Cultura Popular Iracema Oliveira e o escritor e poeta marajoara Juraci Siqueira.

Presidido pela professora Anaíza Vergolino, a primeira mulher a ocupar o cargo, o IHGP é integrado por intelectuais nos campos da História, da Geografia, da Antropologia, da Física, da Economia, do Direito, das Letras, do Jornalismo, do Folclore e áreas afins, e presta relevante serviço à sociedade, através da disseminação desse conhecimento em palestras, debates e também exposições de documentos, mobiliário, livros e objetos históricos no Solar Barão de Guajará, onde está à disposição do público, também, o arquivo Palma Muniz. O Instituto compõe, ainda, os circuitos dos projetos museológicos da Prefeitura de Belém, da Secult e do Circular, além do Roteiro Geo-Turístico da Universidade Federal do Pará e do Auto do Círio. A presença na Feira do Livro é mais um estreitamento dos laços com a população.

Logo no dia de abertura, inaugura na Arena Multivozes as Vozes do Clima: A COP na Amazônia, que contará com a participação do professor da Uepa Aiala Colares, membro do IHGP, na discussão sobre a COP30 e os aspectos envolvidos na preparação desse evento internacional. Aiala Colares de Oliveira Couto, especialista e mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos estudos Amazônicos (NAEA), doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo PPGDSTU-NAEA-UFPA, com estágio Pós-Doutoral em Geografia com ênfase em análise regional, foi finalista do prêmio Jabuti Acadêmico 2024 com o livro “Geopolítica do narcotráfico na Amazônia”, na categoria “Geografia de Geociências”.

Já no estande da Eduepa, a editora da Uepa, cujo reitor Clay Chagas também é membro do IHGP, a abertura das atividades neste sábado,17, será marcada pelo lançamento dos livros da Série Vidas, às 16h. A coleção reúne três volumes: A Medicina Tradicional Popular Amazônica e Temas afins; Amazônia: meio ambiente, qualidade de vida, saúde e temas afins; Amazônia: olhares para a educação e o ensino. As publicações são organizadas pela professora da Uepa Rosineide da Silva Bentes, sendo que no terceiro volume ela divide a organização com Cláudia Laurido Figueira, da Seduc no município de Santarém.

Círio de Ourém tem cartaz assinado por Bonikta

Anterior

Novo espaço de cultura agroecológica no Reduto

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários