Pela primeira vez na história o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, que tem 124 anos de existência, participa com estande próprio da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, onde fará lançamentos literários, sessões de autógrafos e bate-papos com os leitores, das 9h às 21h. Este ano a 27ª edição da Feira homenageia a mestra de Cultura Popular Iracema Oliveira e o escritor e poeta marajoara Juraci Siqueira.
Presidido pela professora Anaíza Vergolino, a primeira mulher a ocupar o cargo, o IHGP é integrado por intelectuais nos campos da História, da Geografia, da Antropologia, da Física, da Economia, do Direito, das Letras, do Jornalismo, do Folclore e áreas afins, e presta relevante serviço à sociedade, através da disseminação desse conhecimento em palestras, debates e também exposições de documentos, mobiliário, livros e objetos históricos no Solar Barão de Guajará, onde está à disposição do público, também, o arquivo Palma Muniz. O Instituto compõe, ainda, os circuitos dos projetos museológicos da Prefeitura de Belém, da Secult e do Circular, além do Roteiro Geo-Turístico da Universidade Federal do Pará e do Auto do Círio. A presença na Feira do Livro é mais um estreitamento dos laços com a população.
Logo no dia de abertura, inaugura na Arena Multivozes as Vozes do Clima: A COP na Amazônia, que contará com a participação do professor da Uepa Aiala Colares, membro do IHGP, na discussão sobre a COP30 e os aspectos envolvidos na preparação desse evento internacional. Aiala Colares de Oliveira Couto, especialista e mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos estudos Amazônicos (NAEA), doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo PPGDSTU-NAEA-UFPA, com estágio Pós-Doutoral em Geografia com ênfase em análise regional, foi finalista do prêmio Jabuti Acadêmico 2024 com o livro “Geopolítica do narcotráfico na Amazônia”, na categoria “Geografia de Geociências”.
Já no estande da Eduepa, a editora da Uepa, cujo reitor Clay Chagas também é membro do IHGP, a abertura das atividades neste sábado,17, será marcada pelo lançamento dos livros da Série Vidas, às 16h. A coleção reúne três volumes: A Medicina Tradicional Popular Amazônica e Temas afins; Amazônia: meio ambiente, qualidade de vida, saúde e temas afins; Amazônia: olhares para a educação e o ensino. As publicações são organizadas pela professora da Uepa Rosineide da Silva Bentes, sendo que no terceiro volume ela divide a organização com Cláudia Laurido Figueira, da Seduc no município de Santarém.
Comentários