0

Em Salinópolis (PA), desde ontem (26) à tarde um “Patrulhão’ fiscaliza poluição sonora nas praias, no âmbito da Operação Verão. Integrada pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Detran, coíbe a permanência de todo veículo com som automotivo irregular, carretinhas e demais aparelhagens sonoras das praias do Atalaia e Farol Velho. A ação ‘Patrulha do Silêncio’ combate a poluição sonora de modo a garantir a tranquilidade de veranistas.

Mas um movimento popular local organiza barrar o acesso de todo mundo às praias, alegando que os rigores da lei são só para alguns, e que a fiscalização é para atender os interesses dos estabelecimentos que também promovem festas com altíssimos decibéis até o sol raiar nas praias, cobram ingressos caros e deixam um rastro de destruição nas manhãs seguintes mas não são incomodados. Coincidentemente, foram esses que conseguiram liminar estabelecendo multa aos transgressores. O Ministério Público, mudo e quedo, não requereu a medida e muito menos que ela se estenda aos “pés na areia” instalados confortavelmente em plena Área de Proteção Ambiental Integral assim declarada em lei.

Foram montadas três barreiras policiais. A primeira na rampa da praia do Atalaia, a segunda na variante que dá acesso à ponta da Sofia e, ainda, uma na entrada da praia do Farol Velho.

Nos locais, estão sendo verificados se os veículos têm som automotivo com qualquer transformação do carro. Se constatada a alteração, é determinado que o condutor retorne, já que não poderá entrar na praia. As barreiras funcionarão 24 horas neste fim de semana.

Paralelamente, a operação ‘Patrulha do Silêncio’, supervisionada pela Segup, com o apoio do Detran, Polícia Civil, Polícia Científica, a Polícia Penal e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) cobre toda a área de praia e já removeu dezoito carretinhas que infernizavam os veranistas.

Confiram as fotos e o vídeo para ver como amanheceu a praia hoje.

Uruá-Tapera

Obra afeta fauna e flora do Parque Ambiental Gunar Vingren

Anterior

Marajoando em Cordel

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários