O governador Helder Barbalho aproveitou a presença em Belém dos ministros Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa; Jader Filho, das Cidades; e Celso Sabino, do Turismo, e os levou hoje (16) de manhã a visitar as obras da segunda etapa do projeto Porto Futuro, nos galpões cedidos pela Companhia Docas do Pará na Av. Marechal Hermes, ao longo da orla de Belém, além do Terminal Hidroviário e da Estação das Docas, importantes equipamentos turísticos para recepcionar parte da programação da COP 30. Também explicou as estratégias que estão pensadas para impulsionar o setor de hotelaria em Belém.
Rui Costa disse que, ao escolher Belém do Pará, a pedido do governador, o presidente Lula quis mostrar a Amazônia como referencial de desenvolvimento sustentável. O ministro defendeu o turismo como um dos maiores geradores de emprego e renda, reafirmou estar na cidade para lançar o PAC e as obras estruturantes, e também para visitar o que está em preparação para a COP 30.
“Aqui em Belém vimos dois prédios públicos sem uso, um do INSS e outro da Receita Federal. Vamos lançar mão para que sejam transformados em hotéis ou apartamentos para serem financiados pela Caixa. Com isso, a gente viabiliza apartamentos de vários padrões para a população”, declarou o ministro Rui Costa acerca dos projetos para fomento da hotelaria.
Já o ministro Jader Barbalho Filho pontuou os investimentos federais para mobilidade local. Ele entende que são da maior importância para Belém obras viárias, tais como o financiamento para trazer novos ônibus destinados ao sistema BRT.
Participaram também da visita a vice-governadora Hana Ghassan Tuma, o senador Beto Faro, a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, o presidente da Cia. Docas do Pará, Jardel Silva, o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, e o vereador Fabrício Gama, entre outras autoridades.
Fotos: Bruno Cecim
Comentários