0
 
Os Ministérios Públicos Federal e do Estado do Pará deram dez dias para o prefeito Duciomar Costa adequar o portal Transparência Belém à legislação e informar quais providências tomou.

A Prefeitura de Belém não publica os contratos administrativos firmados e nem as despesas concretizadas, muito menos informações pormenorizadas como notas de empenho, datas de realização, de liquidação e do efetivo pagamento, como mandam a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) e a Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009), além – e principalmente – dos princípios constitucionais da legalidade, da publicidade e da eficiência e ainda ao controle público da gestão fiscal.

Desde maio deste ano a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de 100 mil habitantes estão obrigados a oferecer à população acesso a informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira da gestão.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Banco de dados digital

Anterior

Produtividade em alta

Próximo

Você pode gostar

Comentários