Publicado em: 28 de março de 2014



Fotos: Sidney Oliveira
O trabalho de pesquisa iniciou há um ano, com a constituição da Comissão de Servidores para trabalhar na garimpagem, recuperação de documentos, depoimentos e fotografias. Em outubro, foi lançado oficialmente o projeto de instalação do Acervo Histórico Patrimonial e Iconográfico da Assembleia Legislativa. Em dezembro foi anunciada a parceria com a Secult e o Arquivo Público do Estado, para acompanhamento técnico, repasse de tecnologia e, ainda, digitalização e microfilmagem de fotografias e documentos antigos e raros. Tudo culminou ontem, com o lançamento do livro “Coletânea dos 190 anos do Poder Legislativo”, produzido pela Alepa, que reúne 234 páginas, com relatos, manuscritos e fotos que contam de forma cronológica a história de quase dois séculos.
Idealizador do projeto, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), vai encaminhar ainda este ano a obra para todas as escolas e bibliotecas públicas do Estado. O projeto prevê ainda, exposições públicas, publicação de livros-álbum, e videobiografias com ex-presidentes. O acervo, à medida de sua catalogação, ficará a disposição de pesquisadores, historiadores, estudantes e da população em geral, nas dependências da Casa e no site da Alepa.
O governador Simão Jatene(PSDB) elogiou a iniciativa e ressaltou que recuperar a história também é construir o futuro do Estado. “Eu entendo que a celebração do Legislativo é também a celebração da vida. Porque a escolha, a construção do Legislativo, é a manifestação civilizatória mais forte em defesa da paz. É um espaço onde as pessoas se reúnem para discutir até a exaustão e evitar que a violência seja o caminho de transformação da sociedade. Por isso, eu festejo essa bela iniciativa. O Pará está de parabéns”.
De acordo com o historiador e consultor para a organização do Acervo Histórico do Poder Legislativo, Thiago Vianna, já foram reunidas mais de 10 mil fotografias e mais de 200 manuscritos, que têm sido selecionados e foram enviados por familiares e colhidos em instituições públicas que estão colaborando com o trabalho.









Comentários