0
 
O Colégio de Procuradores de Justiça do MPE-PA elegeu hoje a lista – que deveria ser tríplice mas foi dúplice – para escolha do Ouvidor-Geral e 1º e 2º Vice-Ouvidores-Gerais. Só os promotores Aldo de Oliveira Brandão Saife e José Maria Gomes dos Santos (este pleiteando a reeleição) compuseram a lista, encaminhada ao procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, que escolheu o mais votado para assumir o cargo; no caso, o candidato de oposição, que venceu com 13 votos contra 11 votos do atual. Ninguém se candidatou a Vice; então, os procuradores de Justiça, por ordem de antiguidade, foram consultados se tinham interesse em submeter seus nomes, mas de novo não houve quem se inscrevesse, daí foi definido que a consulta será feita aos promotores de justiça de 3ª entrância, conforme a antiguidade. A sessão, presidida pelo PGJ Marcos das Neves, teve a mesa oficial composta pelo corregedor-geral, procurador Adélio Mendes dos Santos, o secretário do Colegiado, procurador Luiz César Tavares Bibas, o Ouvidor-Geral em exercício, promotor Francisco de Assis Santos Lauzid, e o presidente da Associação do Ministério Público do Pará (Ampep), promotor Manoel Victor Sereni Murrieta.
A posse está prevista para o dia 3 de dezembro.



Atuando no MPE-PA desde setembro de 1995, o 2ª promotor de Justiça da Infância e Juventude de Ananindeua, Aldo de Oliveira Brandão Saife, quer criar um canal efetivo e permanente entre a sociedade e o MP, através de visitas em escolas e instituições para divulgar o papel do órgão.
O novo Ouvidor pretende aumentar a interiorização das atividades da Ouvidoria, promovendo eventos nas regiões administrativas do Estado, e salienta a necessidade de articulação com as Ouvidorias públicas e privadas para que haja qualificação nos serviços prestados. Aldo Saife já atuou como substituto em São Geraldo do Araguaia, Xinguara, Oriximiná, Faro, Terra Santa, Óbidos, Juruti, Monte Alegre e Prainha. Como titular, em Santarém e Maracanã. Ao longo dos 19 anos de MP, o promotor enfatiza sua paixão pelo Tribunal do Júri.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Helder esclarece acidente com aeronave

Anterior

Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo

Próximo

Você pode gostar

Comentários