0
 
A fundadora e presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará, Belina Soares, foi agraciada com o título honorífico de Mérito Legislativo, pela Alepa, por indicação da deputada Eliane Lima(PSDB), que é transplantada. 

No ano passado, o Pará realizou 50 cirurgias de transplantes de rim e 212 transplantes de córnea. Até julho deste ano, já foram realizados 30 transplantes de rim e 98 de córnea. Mas 613 pessoas aguardam na fila de espera por um novo rim e mais de mil esperam fazer um transplante de córnea. É preciso ampliar o número de doadores por habitante, atualmente em torno de 2,3%, muito abaixo da média nacional que é de 13%. Projeto de lei de autoria da deputada Eliane Lima institui setembro como o mês de incentivo à doação de órgãos para transplantes no Pará. 

A doação de órgãos é um ato pelo qual a pessoa manifesta vontade de que, a partir da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas. O passo principal é demonstrar à família esse desejo. Não é necessário deixar algo escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar oficialmente a doação após a morte.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Posse da nova diretoria da OAB-PA

Anterior

Jornalistas viram notícia ao fazer matéria

Próximo

Você pode gostar

Comentários