Publicado em: 26 de fevereiro de 2016

O governador Simão Jatene, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, e os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki; de Transportes, Kleber Menezes, e de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes, estão agora na FIESP – Federação das Indústrias de São Paulo, em seminário para cerca de 250 empresários e investidores, apresentando as ações integradas e o potencial de investimento do Estado do Pará, demonstrando as estratégias e iniciativas prioritárias, de médio e longo prazo, que visam a construção integrada do Plano de Desenvolvimento Econômico do Pará em um horizonte de 15 anos.
O fórum tem como base de discussão um estudo feito pela McKinsey & Company, empresa de consultoria na área de projetos estratégicos, que apontou todas as oportunidades de desenvolvimento nas várias partes da cadeia produtiva do Estado e os desafios e esforços requeridos.
Estão em pauta temas relacionados à infraestrutura, logística, biodiversidade, mineração, metalurgia, indústria e sustentabilidade do Pará.
Entre as ações prioritárias figuram investimentos em pesquisa e desenvolvimento, capacitação técnica, melhoria dos métodos de produção e atração de novos negócios. A expectativa é de que, juntas, essas atividades aumentem o PIB paraense em R$ 76 bilhões até 2030.
Entre as ações prioritárias figuram investimentos em pesquisa e desenvolvimento, capacitação técnica, melhoria dos métodos de produção e atração de novos negócios. A expectativa é de que, juntas, essas atividades aumentem o PIB paraense em R$ 76 bilhões até 2030.
De acordo com o secretário Adnan Demachki, serão trabalhadas 23 cadeias econômicas e oportunidades, com foco em um crescimento da economia paraense em torno de 6% a 7% ao ano, para em 15 anos igualar a renda per capita do Pará à da média nacional. O programa ONU Habitat norteará os grandes licenciamentos ambientais que forem implantados no Pará, de forma que os projetos efetivamente tragam desenvolvimento para as regiões onde estiverem instalados.
A abertura do evento teve na mesa oficial Simão Jatene, Eliezer Batista, engenheiro, ex-ministro e ex-presidente da Vale, e Marcus Frank, da Mckinsey, entre outras personalidades. No Painel 1, o secretário Kleber Menezes, Clythio Buggenhout, gerente de Portos da Cargill, e Frederico Bussinger, consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente, estão discorrendo sobre “Projetos estratégicos de infraestrutura e logística”.
No Painel 2, o secretário Hildegardo Nunes, Luís Barbieri, diretor executivo de Oleaginosas da Louis Dreyfus Commodities, e Marcello Brito, diretor executivo da Agroplama, falam de “Oportunidades na Cadeia de Alimentos e Biodiversidade”.
Já no Painel 3, com o tema “Verticalização no setor de mineração e metalurgia”, que começou às 12:40, são palestrantes Adnan Demachki, Alberto Fabrini Jr., vice-presidente executivo da Norsk Hydro S.A., e José Conrado, presidente da Fiepa. O encerramento será às 14h.









Comentários