Publicado em: 30 de outubro de 2016

Vejam que iniciativa linda e merecedora de todo apoio: o projeto “Bombeiros da Vida” recolhe leite materno para alimentar os 200 bebês internados na UTI Neonatal da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. O leite ajuda a salvar as vidas de muitos pequeninos. Mas ainda há tantas mães que desperdiçam o seu leite porque não sabem a importância da doação!
Idealizado pelo Ministério da Saúde, o projeto Bombeiros da Vida foi implantado em 2002 em Belém, através de parceria entre o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa do Pará e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Sensibiliza as mães, cadastra doadoras, faz a coleta domiciliar do leite doado e divulga a iniciativa em escolas, empresas, eventos e postos de saúde, entre outros. A equipe é integrada por 11 militares e quatro voluntárias civis e coordenada pela sargento Rubenita Trindade.
As mães doadoras são captadas através de visitas a postos de saúde ou ligações telefônicas. Depois do cadastro, recebem as orientações para fazer a ordenha e o vidro esterilizado, que deve ser conservado no congelador. Antes de retirar o leite, é preciso lavar os seios (só com água) e colocar touca e máscara. Os três primeiros jatos são desprezados e o leite retirado vai direto para um vidro previamente esterilizado pela mãe.
Depois, tem que ser colocado no vidro de armazenamento fornecido pelo programa, que não pode sair do congelador e aguenta até sete dias. A equipe recolhe o material uma vez por semana.
Depois, tem que ser colocado no vidro de armazenamento fornecido pelo programa, que não pode sair do congelador e aguenta até sete dias. A equipe recolhe o material uma vez por semana.
Quem quiser receber a visita dos voluntários do projeto e ajudar a salvar vidas com seu leite pode ligar para os números 40090375 ou 40092275, das 7h da manhã às 18 horas. O serviço aceita ligações a cobrar.









Comentários