0
 
Entre os vencedores do 5º Prêmio Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social 2016, cuja entrega será amanhã, em Manaus, está o “Embarcar”, desenvolvido  por Maickson Bhoim, de 23 anos, e Taissir Wilkerson, de 29, moradores de Santarém e Monte Alegre, no Pará.  Eles criaram um aplicativo, gratuito, disponível para usuários do sistema Android, no Google Play, e site (www.embarcar.net) que reúne informações sobre as viagens de barco em Santarém e região, com horários, valores das passagens e escalas. Basta escrever o ponto de partida e destino para seguir viagem e fazer pesquisas de acordo com o interesse de cada um. Tem até anúncios locais no Classifibarcos, seção de compra e locação de barcos, o que financia o projeto. 

Os idealizadores do Embarcar querem mais e buscam novos parceiros. Também já estão trabalhando no desenvolvimento do app para iPhone.  Durante o Programa Pense Grande, desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo com o objetivo de difundir a cultura de empreendedorismo de impacto social com o uso da tecnologia entre jovens das periferias, tiveram acompanhamento, ajuda e aprendizado, além da convivência com outros empreendedores e contato com uma empresa aceleradora, que trabalha com investimentos. 

O Projeto Pense Grande está incubando 14 projetos, no Pará, Pernambuco, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com ações que cobrem todo o ciclo de empreendedorismo social. Entre elas, a mobilização de jovens para que pensem sobre seu futuro, identificação de potenciais empreendedores nas periferias, inclusive ações amplas que estimulam empresas, governo e a sociedade a valorizar iniciativas empreendedoras.
Criado em 2013, já beneficiou cerca de cinco mil jovens, entre 15 e 29 anos, com oficinas de capacitação em aptidões básicas para empreender como expressão oral e planejamento de projetos, mentoria especializada e investimento inicial nos projetos. As ideias em desenvolvimento envolvem propostas na área do meio ambiente, saúde, artesanato, capacitação profissional, cultura e proteção de animais, sempre utilizando como base recursos tecnológicos entre aplicativos, portais ou redes sociais. Na fase de incubação – que dura em média 10 meses -, os jovens recebem bolsa auxílio, investimento de R$ 10 mil no projeto, acompanhamento de mentores especializados à distância e fazem três reuniões em São Paulo, nas quais participam de workshops de gestão. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Noite de autógrafos de Carla Vianna

Anterior

Pacientes precisam de qualquer tipo de sangue

Próximo

Você pode gostar

Comentários