Publicado em: 6 de janeiro de 2026
Música, lazer e serviços públicos gratuitos estarão disponíveis para a população de Belém na próxima edição da Domingueira, no dia 11 de janeiro, a partir das 15h, no Portal da Amazônia. A programação integra as comemorações pelos 410 anos da capital parauara, celebrados oficialmente no dia 12 de janeiro, e antecede um fim de semana inteiro de atividades festivas promovidas pela Prefeitura de Belém.
Descrita pela admnistração municipal como uma das principais políticas públicas de lazer e bem-estar da cidade, a Domingueira combina apresentações musicais de grande porte com ações voltadas à saúde, cidadania, infância e convivência comunitária. Com entrada gratuita, o evento busca garantir acesso democrático à cultura e ao entretenimento, além de estimular o uso dos espaços públicos da orla da cidade.
Entretanto, nesta edição especial que comemora justamente o aniversário da cidade, o nome “principal” vem de fora, repetindo uma prática colonialista que confere aos artistas locais o papel de coadjuvantes dentro de sua própria casa. Em vez de contemplar os tantos grandes nomes da música parauara como a grande atração do dia (que inclusive será responsável por cantar o tradicional “parabéns”), quem ocupará o lugar de honra da programação será o artista do Rio Grande do Norte Xand Avião. Para “abrir” os festejos estarão Nosso Tom, DJs Méury e Gigio Boy e Elói Iglesias, comandando o 1º grito de carnaval com o Bloco Fofó de Belém. Para “fechar”, Carabao, “o máximo do Marajó”.
Além da programação musical, a Domingueira oferece ao público uma estrutura ampla, organizada em 15 estações temáticas distribuídas ao longo do Portal da Amazônia. Entre elas estão espaços voltados à brincadeira, saúde, bem-estar, cidadania, defesa civil, trânsito, reciclagem, gastronomia, juventude, cultura geek e primeira infância, além de áreas de descanso e redário. A proposta é atender públicos de todas as idades, promovendo um ambiente seguro, inclusivo e multifuncional.
No sábado (10), integrando a programação alusiva aos 410 anos de Belém, será realizado o “Dia Gospel”, também no Portal da Amazônia, a partir das 20h. Fica o questionamento de qual a razão de apenas as religiões evangélicas serem contempladas no aniversário da cidade que, afinal de contas, além de ser território indígena e quilombola, é conhecida mundialmente por abrigar uma das maiores festividades católicas do mundo. Aliás, sendo o Brasil um Estado laico, deveria o dinheiro público financiar atividades religiosas de qualquer vertente?
Para facilitar o deslocamento da população até o local do evento, a Prefeitura de Belém disponibiliza o Geladão Expresso Domingueira, serviço especial de transporte com trajeto de ida e volta, operando das 14h às 22h. O percurso contempla importantes avenidas e vias da cidade, garantindo maior mobilidade e comodidade ao público que pretende participar da programação.
Shows:
15h – Abertura
15h30 – Nosso Tom
17h30 – 1º grito de carnaval do Bloco Fofó de Belém (Elói Iglesias)
19h – DJ Méury
20h30 – Lançamento da carreira solo do DJ Gigio Boy
22h – Xand Avião – Parabéns para Belém
00h – Carabao
Trajeto do Geladão Domingueira:
Horário: 14h às 22h
IDA
Av. João Paulo II (B/C)
Av. Ceará
Av. Gov. José Malcher
Av. Visconde de Souza Franco
Av. Marechal Hermes
Av. Boulevard Castilhos França
Av. Portugal
Rua Padre Champagnat
Rua Dr. Assis
Rua Arsenal
Av. Bernardo Sayão
VOLTA
Rua dos Mundurucus
Trav. Quintino Bocaiúva
Av. Nazaré
Av. Magalhães Barata
Av. Almirante Barroso
Trav. Lomas Valentinas
Av. João Paulo II (C/B)
Imagem em destaque: selo comemorativo do aniversário de Belém criado por Felipe Gomes Pinto e escolhido através de concurso público realizado pela Prefeitura de Belém.









Comentários