Evellyn Vitória Souza Freitas nasceu no chão do banheiro do Hospital Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó (PA), no dia 28 de julho de 2021, por volta das 8h da manhã, prematura de 28 semanas e dois dias, pesando 1Kg e 39…

Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

10 anos da execução de Irmã Dorothy


Amanhã vai fazer 10 anos que a missionária norte-americana Dorothy Mae Stang, 73, foi assassinada com seis tiros à queima roupa, na zona rural do município de Anapu. 

Apontados como mandantes do crime, Vitalmiro Bastos de Moura, o “Bida”, e Regivaldo Pereira Galvão, o “Taradão “, teriam desembolsado R$50 mil pela morte da missionária. Outras três pessoas participaram da execução: Rayfran das Neves, o “Fogoió”, autor dos disparos; Clodoaldo Batista, conhecido como “Eduardo”, co-autor; e Amair Feijoli da Cunha, o “Tato”, intermediário. Todos foram condenados pelo Júri popular, mas só Rayfran continua preso em regime fechado, e isso porque cometeu outro crime, comenta o promotor de justiça Edson Cardoso de Souza, do Tribunal do Júri, responsável pelo caso, que alcançou repercussão internacional.  “Taradão”, que passou só 1 ano e 4 meses em regime fechado, foi solto por um habeas corpus em agosto de 2012 e aguarda em liberdade um recurso que tramita no Superior Tribunal de Justiça. “Bida” desfruta de regime semiaberto, em Altamira‘Tato’  está em prisão domiciliar em Tailândia. Clodoaldo cumpre pena em regime semiaberto. Rayfran deixou o regime fechado em 2013, passou a prisão domiciliar mas assassinou um casal e por isso voltou à penitenciária.
Para o bispo do Xingu, Dom Erwin Krautler, que celebrará a missa amanhã no Centro São Rafael, em Anapu, onde está o túmulo da religiosa, foi formado um consórcio de pessoas interessadas em eliminar Dorothy e todos os que se colocassem no caminho dos grileiros, madeireiros e latifundiários. Ele acredita que muitos envolvidos sequer foram acusados pelo assassinato da irmã. 

As execuções continuam a acontecer na região. De acordo com dados da Comissão Pastoral da Terra da CNBB Norte II, só de 2005 a 2014, 325 pessoas foram vítimas de assassinatos motivados por conflitos agrários. Mais da metade, 219 (67,3%), na Amazônia Legal, e 116 no Pará

O STJ ficou de julgar este ano o recurso de “Taradão”, informa o promotor de justiça Edson Cardoso de Souza. Mas não há data marcada. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *