A Fundação de Apoio à Pesquisa do Pará estruturou o Laboratório de Biossoluções e Bioplásticos da Amazônia (Laba), forneceu recursos para aquisição de equipamentos e adequação do espaço, obtenção de matéria-prima e também de bolsas para alunos, através de projeto…

Os promotores de justiça de Defesa do Consumidor, Regiane Ozanan, Frederico de Oliveira e Joana Coutinho, peticionaram à justiça estadual reiterando a necessidade da apreciação das medidas de urgência requeridas na Ação Civil Pública ajuizada em 4 de novembro do…

Em sessão solene do Tribunal de Contas do Estado do Pará, foi empossada na tarde de quinta-feira, 23, no Plenário Conselheiro Emílio Nogueira, edifício-sede do TCE-PA, a conselheira Daniela Lima Barbalho, na vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro Nelson Chaves.…

Um filhote de peixe-boi se enredou em uma malhadeira na orla de Santarém (PA) e, tão logo os pescadores locais identificaram o animal, prestaram socorro, libertando-o, e acionaram de imediato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Medindo cerca de 1,20m,…

Vigilância da sociedade

Cortamos na própria carne, a partir de denúncias que envolveram membro deste Poder Legislativo, assim como de outros em vários municípios.

(…)A CPI contribuiu decisivamente para desvelar e desvendar mitos, como o de que o abuso sexual é praticado por “estranhos”. Na maioria dos casos relatados, estavam envolvidas pessoas que têm familiaridade e ascendência direta sobre a vítima: o pai ou padrasto, o padrinho, o tio, o vizinho, o aconselhador religioso, o professor ou o médico.

Estas constatações permitem indicar medidas urgentes que o Estado deve tomar. Ao Poder Excutivo é urgentíssima a tarefa de orientação nas escolas, da qualificação dos educadores para a percepção dos fatos, para o acolhimento da criança ou do adolescente, além da vitalidade que deve ser garantida aos Conselhos Tutelares. Os agentes públicos, especialmente das áreas da educação, da saúde e da segurança, têm papel fundamental nesta batalha e devem ser apoiados e orientados, para que superem preconceitos, desinformação e aprendam a categorizar este crime nas suas atividades.

(…) Esta CPI transfere legitimamente ao Ministério Público, ao Judiciário e ao Executivo as tarefas que lhes competem.

É fundamental registrar a importância da participação da sociedade civil organizada neste trabalho e a nossa convicção de que esta rede que se constituiu durante os trabalhos permaneça ativa no acompanhamento permanente da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do Pará”.

(Deputado Arnaldo Jordy (PPS), no relatório final da CPI da Pedofilia).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *