Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Vale pagará danos ambientais e morais

A 2ª promotora de Justiça de Paragominas, Marcela Christine Ferreira de Melo Castelo Branco, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Pará, Nilton Gurjão das Chagas, firmaram dois Termos de Acordo Judicial com a Vale, para reparação dos danos morais e ambientais decorrentes de desmatamento e venda ilegal de madeira na região. O valor total é de R$ 1.589.842,50, e foi definido com base em duas ações civis impetradas pelo MPE-PA em 2008, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lavrou Auto de Infração. 

Esse montante será destinado ao Fundo de Reaparelhamento do MPE-PA, ao projeto de restauração da bacia do rio Uraim, em toda a sua extensão, que será implementado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Paragominas e pelo Imazon e parceiros, ou a outro projeto ambiental de impacto no município de Paragominas. 

Em caso de descumprimento das obrigações, foi fixada multa diária no valor de R$5 mil.  

Leiam aqui e aqui a íntegra dos acordos judiciais.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *